Local de práticas esportivas, encontros e lazer para os araguainenses, o Parque Cimba está com 90% do projeto de irrigação implantado para manter o verde da grama e a beleza do parque durante todo o ano. O mais importante é que a água usada em todo o processo será da própria nascente do Córrego Canindé, recuperada pela Prefeitura e que forma um lago de 81 metros de comprimento e 2,6 mil metros quadrados de área. As obras de drenagem para contenção da água da chuva e escoamento também estão concluídas.

Com a construção da casa da máquina, que está em andamento com 80% de conclusão, ao lado da nascente, a água será levada por duas bombas que ficarão dentro da casa e repassada pelos vários tubos subterrâneos, chegando aos aspersores de água instalados. Tudo isso programado e ajustado por um painel de controle.

Além da irrigação, também foram feitas obras de drenagem, com implantação de bueiros e canaletas, que impedem a invasão de água nos estacionamentos e erosões, além de duas grandes bocas de lobo duplas com grelhas de proteção, que evita entupimentos e leva apenas a água.

No total, são 466 aspersores implantados por todo o parque. As etapas do processo de implantação do projeto de irrigação começam cavando os locais estratégicos, em seguida é feito uma limpeza e medição das áreas, depois encaixamento de colas, instalação dos aspersores e por fim o acabamento.

"Muitos moradores que passeiam por aqui perguntam o que estamos fazendo, quando eu digo que é um trabalho para a grama continuar verdinha, eles elogiam e dão um sorrisão! ", disse o técnico Rafael Brito, que está instalando os aspersores.

Recuperação de nascentes

Desde 2013, a Prefeitura de Araguaína realiza um trabalho minucioso para catalogar mais de 140 nascentes que estão dentro do perímetro urbano.  A partir desse trabalho, estão sendo realizadas ações para a despoluição e recuperação dessas nascentes, promovendo também o envolvimento da comunidade sobre a importância da preservação ambiental desses locais.