Solange Ribeiro Chagas é um exemplo de perseverança. Aos 27 anos, mãe de três filhos e encarando uma dura jornada de gari no munícipio de Almas, sul do Tocantins, ela ainda encontrou forças para estudar à noite e concluir o ensino médio na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Solange fez o ENEM e o resultado de seu esforço foi a aprovação em três cursos: Medicina no Pará, Odontologia, em Santa Catarina e Informática no IFTO de Dianópolis (TO).

Diante das três possibilidades de mudar de vida, escolheu cursar medicina na capital paraense. Ao T1 Notícias, Solange falou da jornada de cuidar da casa e dos filhos, trabalhar durante e dia e estudar à noite. O sonho de fazer um curso é o ingrediente para superar as dificuldades e dar uma vida melhor aos filhos.

"As dificuldades que eu passo me despertaram a vontade de querer estudar e melhorar de vida. Principalmente por causa dos meus filhos. Eu trabalhava o dia todo. Mal chegava em casa e já tinha que ir para o colégio à noite. Voltava tarde e no outro dia já tinha que estar de pé logo cedo" disse a estudante.

Sobre a prova do Enem, revelou que escrever a redação foi o maior desafio. Hoje, superado o momento de angústia da prova ela deixa o conselho para quem convive com a dificuldade. "Quem tem seus sonhos que vá à luta e não desista. Não sei nem explicar a alegria que estou sentido", comemorou a gari.

Homenagem da cidade

A conquista de Solange foi comemorada pela prefeitura de Almas na manhã desta sexta-feira (7). Secretários, vereadores e colegas de profissão reuniram-se para prestar homenagem a futura médica.

"Uma funcionária sair de gari para estudante de medicina é uma honra para toda a cidade. Esse é apenas o começo de um caminho que ela vai ter. Eu desejo que cada um de nós também possa crescer e melhorar como Solange", disse o prefeito.

O ex-professor da gari, Edmundo José dos Santos, espera que o exemplo de Solange possa servir de inspiração aos jovens da cidade. "Espero que os jovens a tenham como exemplo. Ela tem muita determinação e vontade. Espero que Deus a abençoe muito nessa nova etapa", torceu o professor. (Com informações do T1 Notícias)