Durante todo o mês de abril, mês do autista, a Câmara Municipal de Araguaína ficará com as luzes externas na cor azul. A homenagem foi aprovada através do requerimento Nº 449/017, assinado por todos os membros da mesa diretora que solicitaram a presidência da casa, ornamentar a câmara com a cor azul, símbolo do autismo.

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os pais costumam notar sinais nos dois primeiros anos de vida da criança. Os sinais geralmente se desenvolvem gradualmente.

O dia mundial do Autismo é comemorado em 2 de abril e foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

Em Araguaína um grupo de pais de autistas observando a grande dificuldade para obter tratamento de qualidade tem travado uma incansável luta em busca de oferecer uma vida melhor  para seus filhos, assim  criaram uma associação de pais amigos e profissionais dos autistas do estado do Tocantins, chamada Associação Mundo Autista.

Com a associação em funcionamento, os pais conseguiram a aprovação da lei municipal nº3022/16 criando a Clínica Escola Mundo Autista, hoje localizada na Rua Jose Elias Rosa s/n Bairro São João. A Clínica Escola Mundo Autista é da rede municipal "SUS", onde atualmente atende cerca de 200 pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, TEA.

Para o vereador Marcus Marcelo (PR) Presidente da Câmara Municipal de Araguaína, deixar as luzes da câmara na cor azul este mês é uma homenagem mais do que justa. "A associação de pais amigos e profissionais dos autistas faz um trabalho maravilhoso, tanto é que foi através da associação que conseguimos criar a clínica escola, hoje uma realidade a única das regiões norte e nordeste do país", disse.