Uma licitação da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra)  do Tocantins seria apenas mais uma concorrência pública em andamento.  Mas, o que chamou a atenção foi o exagero na quantidade de material a ser comprado: 3,6 milhões de palitos de fósforo.

A quantidade ganhou repercussão nacional.  Reportagem do Jornal Hoje (TV Globo) detalhou a exagerada previsão de compra. Segundo o JH, o material seria para abastecer a dispensa de sete Regionais da Ageto (Agência Tocantinense de Transportes e Obras) além de 14 postos de fiscalização.

Ao todo, a compra era estimada em 1.500 pacotes, cada um com 10 caixas de fósforos. Para estocar todo o material durante um ano, custaria o montante de R$ 45 mil. Como cada caixa tem 240 unidades, o total de palitos chega à casa de  3,6 milhões de unidades.  Precisaria riscar 9.870 fósforos por dia, para consumir todo o estoque no prazo estipulado.

O outro lado

Em entrevista ao JH, o superintendente de pavimentação da Ageto, Gilmar Moreira, reconheceu o exagero na pretensão de compra e esclareceu. "A gente tem que admitir que exageraram na quantidade, apesar de que nós temos que esclarecer que hoje nós temos diariamente pelo menos 84 fogões queimando. Isso aí vai muito fósforo porque nós temos o pessoal que trabalha nas rodovias então eles gastam fósforo para café da manhã, almoço e janta. Claro que não chega a essa quantidade toda."

Depois da repercussão negativa, o Governo cancelou a licitação para a compra de fósforos.  E o Ministério Público Estadual (MPE) investiga o processo licitatório, segundo o JH.