Fernando Ribeiro tocando violão e cantando

Quem passa pelo semáforo da Av. Filadélfia, próximo à Feirinha, já deve ter visto um homem alto, fino e maltrapilho pedindo moedas. Trata-se do ex-pastor Fernando Ribeiro, que entre sucessos e recaídas, luta para se libertar do vício das drogas.

Muitos condutores se sentem felizes por ajudar alguém no semáforo. Mas poucos sabem que a esmola serve também para alimentar o vício e fomentar o tráfico. Isto é, ao final do dia Fernando junta as moedas e vai à região da Feirinha gastar os ?trocados? com pedras de crack.

A vida do ex-líder evangélico é marcada pelas adversidades. Desde sua juventude, convive com as reviravoltas da vida, entre fracassos, superações e recaídas. Como se diz entre os fiéis, ele já foi do céu ao inferno. Agora no fracasso, luta para dar a volta por cima e restaurar a vida social, espiritual e familiar.

Superações e recaídas

Os relatos são de que aos 14 anos ele ficou órfão de mãe na cidade de Goiânia (GO). Então passou a morar com o pai, um traficante, que tempos depois foi assassinado. Sozinho, entrou para o mundo das drogas, porém resolveu lutar contra o vício. Fez tratamento e passou a ajudar nas comunidades terapêuticas.

Após vencer a luta, Fernando começou a pregar em igrejas de Goiânia e conheceu uma jovem com quem se casou mais tarde. No auge da vida, também atuou como músico Gospel e até chegou a gravar CD e DVD. Ele veio morar em Araguaína, onde congregou na Igreja Batista El-Shaday. "Pregava em muitas cidades" relembrou um amigo.

Como reporta o próprio amigo, "foi bom enquanto durou". Então veio a recaída, mas a esposa o ?resgatou? das drogas. Eles retornaram à capital goiana,  onde Fernando fez tratamento e ficou "firme por um período de tempo". Tempos depois passou por outra recaída, culminando assim no fim do casamento.  Após muitas lutas, Fernando se fortaleceu novamente.

Tentou reconstruir a vida e conheceu uma nova jovem com quem pretendia se casar, mas o retorno ao vício pôs fim ao noivado.  Por mais uma vez voltou a fazer tratamento, abandonando no meio do caminho.  Segundo um amigo, Fernando já teria passado por 13 clínicas de recuperação. A luta pela libertação das drogas ainda não chegou ao fim.

Esperança

A história de Fernando comoveu centenas de evangélicos em Araguaína, que no último sábado (8) montaram uma Operação Resgate para tirá-lo das ruas e leva-lo a uma clínica. Porém ele não foi encontrado.

Um recente vídeo mostra Fernando sentando numa calçada, já debilitado, com um violão na mão e cantando música gospel. "Eu sinto falta de Tua voz. Chamando pra entrar. Eu sinto tanta saudade de caminhar contigo. Saudade do meu amigo. Saudades do meu Pai.."Diz trecho da canção.

Ao final do vídeo, as imagens mostram poucos amigos que estão ao redor para ouvir a ?saudosa? canção. Cabisbaixo e emocionado, Fernando comenta: "Vejo que há uma esperança". Finaliza.