O artesão e empreendedor Luis Gonzaga encontrou um meio de gerar renda e ainda ajudar o meio ambiente. A maioria das garrafas pet que usamos em nosso dia a dia são descartadas aos montes em lixões, mas ganham nova vida nas mãos de Luis. Ele criou uma máquina que transforma garrafas pet em vassouras.

Há cerca de um mês, Luis Gonzaga resolveu sair do Maranhão mudar-se para Araguaína e garante que seu produto dura até cinco vezes mais que as vassouras comuns. "A cidade que eu trabalhava era muito pequena. E ela [vassoura] tem muita durabilidade. Então você vende e demora muito pra pessoa comprar de novo. Aí procurei uma cidade grande agora".

Ele contou ao AN que viu a ideia na internet e resolveu construir sua própria máquina. "Eu fiz a máquina, testei, aí funcionou". O artesão disse que fez parceria com catadores e recicla em média 300 garrafas por dia. Até os vizinhos já ajudam entregando as garrafas.

Gonzaga explicou que para fazer uma vassoura comum usa 11 garrafas, se for de vasculhar, são necessárias 20 unidades. Ele conta que sua máquina desfia a garrafa e o material fica em um novelo.

"Em seguida eu passo para uma grelha, para assar. Ela fica 20 minutos num forno a 220 graus. Tiro ela quente e jogo na água. Aí ela fica dura. Ela só cortada ela não presta" esclareceu.

"A vassoura de pet tem uma durabilidade cinco vezes mais que as outras. Ela fica como industrializada" garantiu.

Por enquanto, Gonzaga conta com a ajuda de um rapaz e juntos produzem 30 vassouras por dia. Ele disse que pretende fazer volume e vender na cidade e diz que quem vê, aprova o produto.

"Primeiro o cliente pega nela e já vê que é bom. Já outras pessoas compram pelo bem que elas estão fazendo ao meio ambiente. Eu tiro 300 garrafas do lixo todo dia. Então o pessoal vê, gosta e sabe que dura. E é um benefício para o meio ambiente" defende o empreendedor.

A fábrica do senhor Luis fica na rua Padre Cícero, nº 460 no Setor Raizal.

vassoura de garrafa8 vassoura de garrafa9

vassoura de garrafa10

vassoura de garrafa 12

vassoura de garrafa 14 vassoura de garrafa 15

vassoura de garrafa 16 vassoura de garrafa 17...