Estão abertas as inscrições para a 27ª Corrida de Rua do Trabalhador de Araguaína. A expectativa é de que este ano a competição supere todas as expectativas das edições anteriores: a participação de cerca de mil atletas do Tocantins e de outros estados. A premiação também é recorde nesta edição, um total de R$ 23.800 em dinheiro para os vencedores das categorias masculina, feminina e infantil, divididas em 22 modalidades.

A competição é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Associação dos Corredores de Rua de Araguaína (ACRA), e ocorrerá no dia 1º de maio, a partir das 8 horas, com saída do Parque Cimba.

O secretário executivo Willamas Ferreira comentou sobre as novidades da corrida para este ano. "Vamos fazer a premiação para a corrida infantil, dando um incentivo a mais para elas. No ano anterior, a gente dava apenas brinquedos", disse. "Também equiparamos a premiação das categorias masculina e feminina, os vencedores de cada modalidade vão receber a mesma premiação", completou.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas até 17 horas do dia 28 de abril, pelo site www.araguaina.to.gov.br. O regulamento também está disponível no site da Prefeitura. Os interessados em obtiver mais informações podem ir pessoalmente à Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, localizado na Av. Bernardo Sayão, nº 499, no Entroncamento. Ou também podem solicitar mais detalhes pelos seguintes telefones: (63) 3411-5612 ou 3411-5610.

No momento da inscrição, os atletas receberão comprovante, mapa do trajeto, regulamento e deverão preencher a declaração de responsabilidade e uso de imagem.

Todos os atletas inscritos na prova principal concorrerão na modalidade Elite, sendo premiados os cinco primeiros colocados de cada categoria masculina e feminina. As demais premiações tanto da prova principal como da prova infantil, obedecerão à chegada dos demais, de acordo com a categoria e modalidade de faixa etária.

Corrida

O congresso técnico está programado para o dia 30 de abril, domingo, das 8 às 12 horas, no Parque Cimba. A competição foi dividida em duas categorias, masculina e feminina, além da prova infantil.

A categoria masculina foi dividida nas seguintes modalidades: Elite, Veterano (de 30 a 39 anos), Veterano II (de 50 a 59 anos), Juvenil (de 14 a 19 anos), Veterano I (de 40 a 49 anos), Veteraníssimo (de 60 anos acima) e Adulto (de 20 a 29 anos).

Já a categoria feminina foi dividida nestas modalidades: Elite, Adulta (de 20 a 29 anos), Veterana (de 30 a 39 anos), Juvenil (de 14 a 19 anos), Veterana I (de 40 a 49 anos), Veterana II (de 50 a 59 anos), Veteraníssima (de 60 anos acima).

E a prova infantil foi dividida em duas categorias, masculina e feminina, e cada uma delas nas seguintes modalidades: Mirim 1 (de 6 a 8 anos); Mirim 02 (de 9 a 11 anos); Mirim 03 (de 12 a 13 anos).

As regras da competição seguem regulamento geral de provas de corridas rústicas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). O percurso será de oito mil metros, com a largada prevista para às 8 horas. A prova infantil ocorrerá no circuito interno do Parque Cimba.