Delegado Cassiano Ribeiro Oyama

Ao menos 20 PMs fortemente armados invadiram o gabinete do delegado Cassiano Ribeiro Oyama em Paraíso do Tocantins, nesta quinta-feira, 20. O delegado gravou cenas dos militares saindo do gabinete e relatou em áudio que a intimidação trata-se de uma retaliação à operação Frutos Podres.

O referido delegado cumpriu na tarde de ontem mandados de prisão contra dois PMs de Paraíso suspeitos de corrupção. Durante a operação, cumpriu mandados de busca e apreensão no 8º Batalhão da PM e na casa dos dois militares --um capitão e um sargento. Além de oficiar PMs a prestar esclarecimentos na Delegacia.

No áudio, o delegado relata que foi intimidado e se sentiu ameaçado pelo fato dos PMs invadirem sua sala armados. "Minha delegacia foi invadida por cerca de 20 policiais militares, todos armados com fuzil. Invadiram minha sala, o subcomandante do 8º Batalhão (...) exigindo que eu recebesse um oficio assinado por ele, em nome do comandante, que não iria apresentar os policiais que eu havia mandado ofÍcio requisitando a presença hoje (...) porque não [tinha] tempo hábil para compor a escala."

Em seguida, o delegado relata que solicitou aos PMs armados para sairem de sua sala, mas não foi atendido e ainda foi intimidado. "Me intimidaram e determinei que o tenente que estava ao lado dele saísse da minha sala, porque estava portanto fuzil e eu não queria que ele ficasse daquele jeito, e ele [subcomandante] falou que não recebe ordens de delegado. (...) Filmei a saída deles, Força Tática saiu cantando pneus, me intimidaram, me encararam. O negócio tá feio aqui em Paraíso." Disse o delegado Cassiano.

O vídeo gravado na parte externa da delegacia mostra PMs fortemente armados e ao menos quatro viaturas. O AN contatou o delegado Cassiano, mas ele afirmou não ter como falar sobre o ocorrido no momento. Também solicitou nota do Comando Geral da PM no Tocantins. Mas, ainda não obteve retorno. A Secretaria de Segurança Pública ainda não se manifestou.

Histórico

A operação "Frutos Podres" foi realizada pela Polícia Civil e Ministério Público do Tocantins na manhã desta quarta-feira (19) em cumprimento a mandados de prisão, busca e apreensão. Na casa dos militares foram apreendidas drogas e notas falsas de dinheiro.

Um sargento e um capitão estão recolhidos no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Palmas.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/23310/dois-pms-sao-presos-suspeitos-de-repassar-drogas-e-armas-terceiros-em-paraiso/