Com a diminuição das chuvas, os serviços de construção da ponte da Via Lago foram retomadas e estão intensificados para concluir a obra, prevista para ser entregue em novembro e se tornará o novo cartão postal da cidade. A empresa responsável está trabalhando nas bases de apoio das treliças metálicas para içamento das nove vigas protendidas pré-moldadas de 40 metros de comprimento. As vigas de sustentação têm peso aproximado de 90 toneladas cada uma.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Simão Moura, a construção da ponte chegou na fase final. "Pois para a conclusão faltam o içamento das vigas, a montagem das pré-lajes, armação e concretagem e execução das lajes de aproximação em suas cabeceiras. Os serviços mais demorados como o da fundação já foram concluídos na primeira etapa", afirmou o secretário. Ainda segundo Moura, como são vigas muito grandes e pesadas, a mobilização desse equipamento diferenciado que suporte tamanha carga é bastante expressiva.

Grande parte dessas treliças já está na obra e o início da montagem das mesmas está programado para esta semana. "Estamos executando os pilares que servirão de apoio ao equipamento; montaremos as treliças e posteriormente o içamento e lançamento das vigas no vão do rio, movimento esse programado para dez dias", finalizou o secretário.

Fases

A obra já teve toda sua fundação, em estacas raiz com 16 metros, feita desde o ano passado. A superestrutura da ponte contará com nove vigas com altura livre de quatro metros de altura entre a água e a geratriz inferior da viga.

Via Lago

A ponte faz parte da obra da Via Lago, que será o elo de ligação importantíssimo entre a região Sul da cidade com a região central.  Está dentro da segunda etapa da obra, que compreende a drenagem e a pavimentação da via, construção das calçadas, paisagismo e iluminação. A Via Lago terá 1,56 km de extensão, começando na foz do Córrego Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo até os setores Lago Azul, Cidade Nova e Nova Morada, com três pistas duplas, ciclovia e calçamento para pedestres.

No cruzamento do Ribeirão Lontra, ficará a ponte. Dentro do projeto, também está previsto uma ilha, onde será construído um restaurante e o acesso será por meio de barcos e passarela em madeira.

Recursos

Na primeira etapa, foram investidos R$ 5 milhões, com recursos do Município, quando foi feita parte da terraplenagem da Via Lago. Para a segunda etapa, o Governo Federal e o Município disponibilizarão recursos de R$ 11,8 milhões. Os recursos complementares do Tesouro Nacional são provenientes do esforço do deputado federal César Halum e do senador João Ribeiro (in memoriam).