A

Universidade Federal do Tocantins (UFT) ainda está em luto pelo falecimento da reitora Isabel Cristina Auler. Em nota ao AN nesta quinta-feira (4), a diretoria de Comunicação do Campus de Palmas retificou a informação de que o vice-reitor Eduardo Bovolato assumiria a reitoria.

De acordo com a Universidade, "nos próximos dias será discutido, com todas as instâncias da instituição, como será dado o processo acerca da gestão da Universidade. Destaca-se que todo o processo respeitará a legislação vigente". Enquanto isso, vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, continua na gestão da Universidade dando continuidade aos projetos e ações institucionais.

Segundo a UFT, o vice-reitor esclareceu que a Universidade cumprirá o prazo de 60 dias da vacância do cargo de reitor estabelecido pela legislação para realizar consulta eleitoral junto à comunidade universitária e encaminhar ao Poder Executivo Federal nova lista tríplice de candidatos a assumir o principal posto da gestão da Instituição.

"Mesmo sendo este um momento diferenciado e inesperado, faremos questão de que este processo seja conduzido com total lisura para que seja validada a vontade da comunidade universitária", disse Bovolato.

Gestões da UFT

Bovolato foi diretor do campus da UFT de Araguaína e disputou as eleições no mês de abril de 2016, como vice-reitor da chapa encabeçada por Isabel. Com sua estrutura de sete campus, desde que iniciou as atividades a UFT tem elegido reitores do campus de Palmas, como Alan Barbiero (gestão 2003-2012), Márcio Silveira (gestão 2012-2016) e a própria Isabel.

Caso concluísse a gestão até 2020, tendo o cargo repassado automaticamente, Bovolato seria o primeiro reitor da UFT, do vindo do campus de Araguaína.  De acordo com a Universidade, nesses 13 anos de funcionamento a UFT possui cerca de 20 mil estudantes e já tem a terceira maior produção científica da região Norte do país.

Matéria retificada às 14h31, do dia 04/05/2017