O governador Marcelo Miranda visitou na manhã desta quarta-feira, 3, as obras do segundo andar do Hospital Geral de Palmas (HGP). A nova ala de internação conta com 96 leitos de enfermaria e 48 apartamentos, que irão mudar a realidade do maior hospital público do Tocantins.

Os pacientes que estão acomodados na tenda do Hospital Geral de Palmas (HGP), desde 2013, irão ganhar, a partir deste final de semana, um local especial: o segundo andar da ala de internação. Essa ala está prevista para ser inaugurada na próxima semana.

Com os novos leitos será dado fim à tenda existente há alguns anos. Os pacientes serão encaminhados com todo cuidado e suporte para a nova ala, por meio de três elevadores hospitalares.

Miranda esteve acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir; representantes da empresa LDN, que é responsável pela obra; e secretários de Estado.

"Por determinação do governador Marcelo Miranda, ocorre, neste final de semana, uma força-tarefa para transferência desses pacientes. A nova ala irá proporcionar mais dignidade e humanização às pessoas que precisam de atendimento. Foi um compromisso assumido com a população. São mais de 84 milhões investidos para atender melhor quem precisa e merece", frisou o secretário Marcos Musafir. A segunda etapa da obra deve ser entregue em agosto deste ano.

Marcos Musafir falou também a respeito das obras do centro cirúrgico. "Elas continuam e a previsão é de que, em 10 meses, a obra esteja concluída, sendo o prazo para chegada de equipamento. Serão mais 10 salas de cirurgias", destacou.

"O momento é de nos unirmos para uma saúde bem melhor no nosso estado. Aproveito para parabenizar o trabalho dos profissionais da saúde. O que queremos é uma saúde humanizada. Essa obra significa que vamos virar uma página", destacou o governador Marcelo Miranda.

O arquiteto, supervisor e representante da empresa LDN, que é responsável pela obra, Ruy Neto, explicou que 54% das obras já foram finalizadas.  "Após a conclusão da obra, o tamanho do hospital irá dobrar", enfatizou.

HGP

De acordo com a Sesau, o maior hospital do Estado do Tocantins, Hospital Geral de Palmas (HGP), conta, na atualidade, com 8 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), 26 de UTI Adulto,18 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), 196 leitos de internação de especialidades clínicas e cirúrgicas, e 120 leitos de retaguarda. Além desses, existem ainda 06 na Sala Amarela, 10 na Sala Verde e 05 leitos de hemodinâmica.

O Pronto-socorro do HGP é referência para atendimentos de urgência e emergência não só para Palmas, mas para todo o Tocantins e estados vizinhos. Conta com 03 especialidades de plantonistas presenciais, sendo ortopedia, clínica médica e cirúrgica. Com a reforma, o pronto-socorro também receberá investimentos, com um aumento de mais 2.300 m².  (Com informações da Sesau)