Com o objetivo de discutir e definir políticas públicas para a área de Vigilância e Saúde da Mulher, ocorre até esta sexta-feira, 5, no auditório do Centro Universitário Itpac, em Araguaína, duas conferências macrorregionais. Participarão dos eventos representantes de mais de 40 cidades da Região Norte do Tocantins. Essas conferências são os preparativos para as estaduais, previstas para serem realizadas em junho e agosto em Palmas.

Nesta quinta-feira, 4, o público presente participa da conferência macrorregional de Vigilância em Saúde, que tem como tema principal "Vigilância em Saúde: Direito, conquistas de defesa de um SUS público e de qualidade". Na sexta, 5, será a macrorregional da Saúde da Mulher, a qual vai analisar as prioridades e propostas para o fortalecimento e ações da saúde das mulheres.

Durante a abertura oficial das duas conferências, o secretário da Saúde de Araguaína, Jean Luís Coutinho, comentou sobre a importância de se discutir as políticas públicas voltadas para essas duas áreas.

"Essas conferências tem um objetivo: trazer questionamentos, discussões, discutir e fomentar ideias novas que possam agregar novos ou discutir os serviços que estão sendo usados ou sendo apresentados pelo próprio Município para serem aperfeiçoados", comentou.

Coutinho ressaltou os investimentos realizados pelo Município araguainense na Saúde, especificamente voltado para a mulher. "Vamos implantar a primeira Clínica da Mulher, priorizando o atendimento às nossas mulheres, com especialidades médicas, exames, tudo para elas", informou.

Participaram da abertura oficial das conferências o coordenador estadual da Conferência Estadual da Vigilância em Saúde, Mário Benício; representante dos usuários do Conselho Municipal de Saúde, Jair Clarindo; a promotora Araína Cesário D?Alessandro; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Agnaldo Teixeira; e a coordenadora da Conferência Estadual da Saúde da Mulher, Edilma Cavalcante.

Municípios

A secretária de Saúde de Filadélfia, Yarle de Paula, está participando das duas conferências e destacou que esses eventos são importantes para que a comunidade conheça o serviço, de cada ação, como o da Saúde da Mulher e o da Vigilância em Saúde.

"E essa conferência daqui de Araguaína ela é importante porque está trazendo as regiões para ter esse intercâmbio, essas informações, essa troca de conhecimento entre cada gestor", completou.

Programação Macrorregional Norte (Araguaína) Dia 4 (quinta-feira)

8h ? Acolhimento pela equipe da organização da conferência macrorregional de Vigilância em Saúde;

8h10 ? Introdução ao tema com áreas temáticas;

8h15 ? Atividades em grupo;

13h ? Intervalo para almoço;

14h30 ? Plenária final ? aprovação das propostas e moções;

17h ? Eleições de delegados;

18h ? Encerramento.

Dia 5 (sexta-feira)

8h ? Acolhimento pela equipe da organização da conferência macrorregional de Saúde da Mulher;

8h10 ? Introdução ao tema com áreas temáticas;

8h15 ? Atividades em grupo;

13h ? Intervalo para almoço;

14h30 ? Plenária final ? aprovação das propostas e moções;

17h ? Eleições de delegados;

18h ? Encerramento.