Em Araguaína, obras que trazem qualidade de vida para a população estão avançando. Uma delas é a implantação da rede coletora de esgoto, com um total de 37 quilômetros já construídos. Até o final do ano, serão 76 quilômetros. Moradores comemoram o progresso chegando, como o representante comercial Marcos Antônio da Silva, que esperava pelo benefício há 30 anos. "Estou muito contente em ver as frentes trabalhando aqui na Vila".

Silva conta que antes o esgoto corria a céu aberto nas ruas. "Moro na Rua A, da Praça e aqui, a gente parecia esquecido, nenhum benefício chegava. Agora, a fossa da minha casa já foi interligada à rede com tubos". Além do morador da Vila Aliança, a rede atende aproximadamente 52.700 moradores, em 22 bairros da cidade.

De acordo com a empresa executora do projeto Saneatins, a realização da extensão da rede de esgoto é acompanhada do Programa Trabalho Socioambiental (PTS), um conjunto de ações de conscientização, capacitação e divulgação de informações voltadas à população beneficiada.

O programa realiza ações com a comunidade, como a entrega de material informativo aos moradores e orientações quanto aos procedimentos para ligação da rede e o uso correto da mesma. Além disso, cursos de capacitação técnica, como a formação de instalador hidráulico, também são ofertados.

Evolução

O morador do Setor Martim Jorge, Alexandre Martins Rodrigues, está em Araguaína desde 1976 e também comemora o progresso. "Antes o esgoto ia para uma fossa. Agora chegou a modernidade com a rede coletora e isso é ótimo, eu acho muito bom esses investimentos. A fossa vou aterrar, temos que acompanhar os projetos que estão sendo feito, a gente vai evoluindo com o tempo", disse.

Dados

Desde 2013, Araguaína já recebeu mais de 250 quilômetros de rede de esgoto nos 22 setores. Já foram totalmente atendidos: Vila Couto, Topázio, Imaculada Conceição, Jardim Siena, Vila Aliança, Senador, Jardim América, Dona Nelcia, Rodoviário, Jorge Yunes, Anhanguera, Martin Jorge, São Miguel, Jardim das Palmeiras, Cruzeiro, São Pedro, Jardim Esplanada, Parque do Lago e Lago Azul 1, 3 e 4.

Estão sendo parcialmente atendidos: Setor Oeste, Vila Azul, Vila Norte, Araguaína Sul, São João e Centro.

Saúde

Além da rede de esgoto, um coletor já foi implantado desde o Costa Esmeralda, na nascente do Rio Jacuba, região norte da cidade, beneficiando cerca de 80 mil pessoas até a Via Lago.

O coletor de esgoto assim como a rede nos bairros traz vários benefícios tanto ambientais quanto sanitários. O tratamento de esgoto evita a contaminação de pessoas e animais, garantindo mais saúde à população.