Um projeto que reutiliza água de ar-condicionado, idealizado por professores e alunos da Escola Estadual João Alves Batista de Araguaína foi destaque no programa Como Será? da rede Globo, no último sábado (5).

A água recolhida por meio de encanação é armazenada em tambores e depois usada para limpeza da escola. A ideia agora é ampliar o projeto, para reutilizar a água nas caixas de descargas dos banheiros.

A reportagem menciona que cenas do desperdício com o pinga-pinga de ar-condicionado incomodaram os professores que se reunião e encontraram uma forma sustentável de resolver o problema.

Em entrevista ao AN, o diretor da escola, Profº Manoel Barbosa da Silva, contou que a princípio foi discutido a importância da economia e da preservação de água.

Atualmente, o sistema de captação da água de ar-condicionado da escola armazena 150 litros por dia. Segundo cálculos dos professores, isso gerou economia de 30.000 litros de água nos últimos dois meses.

O diretor contou que o projeto foi dividido em três partes: a primeira foi a discussão; a segunda a sensibilização para economia de água, um bem finito?etapa permanente ? e terceira, com a execução.

Manoel disse que a visibilidade dada ao projeto a nível nacional motivou toda a equipe escolar a realizar futuros projetos.  "Nós percebemos que podemos ampliar. Ampliar o armazenamento para 2 mil litros, onde queremos colocar numa caixa-d?água que vai dar diretamente nas caixas de descargas, e também em uma pia dentro da cozinha pra fazer a limpeza. Então, a gente tem também projeção de criamos uma 4ª etapa" anunciou.

O projeto também foi pensado de uma forma interdisciplinar, se de um lado engloba aulas de ciências, envolveu ainda a matemática com os cálculos da economia de água.  Ao final da entrevista, o diretor agradeceu a participação e envolvimento da equipe escolar.