Os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor para a gestão 2017-2021 da Universidade Federal do Tocantins (UFT) interessados em participar da pesquisa eleitoral que será realizada antes da votação oficial feita pelo Conselho Universitário (Consuni) têm até às 18h desta sexta-feira (19) para inscrever suas chapas. O prazo está definido no regimento do processo divulgado pela Comissão Eleitoral.

De acordo com o documento podem se candidatar docentes ocupantes dos dois níveis superiores da Carreira de Magistério Superior da UFT ou aqueles que sejam portadores do título de doutor, independentemente do nível ou classe do cargo ocupado.

A Pesquisa Eleitoral 2017 será realizada no dia 9 de junho, sexta-feira, em seções equipadas com urnas eletrônicas em todos os câmpus da UFT, das 8h às 22h40 ou das 8h às 19h nos câmpus em que não há atividades noturnas regulares. Poderão votar membros do corpo discente dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da UFT regularmente matriculados, professores do quadro docente permanente da UFT e técnicos administrativos da Universidade.

"Nós lançamos o regimento e estamos dando encaminhamento ao processo, mas reforçamos aqui o convite para que os professores e os alunos também indiquem seus representantes e venham se juntar a nós nesta Comissão, fortalecendo a integração entre as categorias", disse um dos representantes indicados pelos técnicos administrativos e presidente da Comissão Eleitoral, Jozafá Maciel. "Mesmo reconhecendo que o prazo é estreito, nós entendemos que a realização da pesquisa é a postura mais acertada a ser tomada neste momento pela Universidade, acima de tudo, pela sua tradição democrática e pelo respeito à paridade entre as categorias", completou.

Entenda o caso

A Pesquisa Eleitoral é uma consulta informal à comunidade universitária realizada tradicionalmente pelas representações das três categorias da Instituição - docentes, técnicos administrativos e discentes - com a finalidade de verificar os nomes com maior respaldo para os cargos de reitor e vice-reitor.

O resultado da pesquisa será levado ao Conselho Universitário (Consuni), que com a vacância do cargo de reitor ocorrida devido ao falecimento de Isabel Auler, no dia 1° de maio, tem até o dia 29 de junho para votar e encaminhar ao MEC uma lista tríplice com a indicação de nomes para o mandato dos próximos quatro anos à frente da Reitoria da UFT.

A votação no Consuni já está marcada para o dia 28 de junho, conforme regulamento aprovado em sessão extraordinária realizada no dia 9 de maio.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/23688/apos-morte-de-isabel-uft-vai-discutir-como-sera-processo-de-gestao-da-universidade/