A histórica greve da PM no Tocantins, ocorrida há 16 anos, foi relembrada na Câmara Municipal de Araguaína nesta segunda-feira, 22.  O vereador Soldado Alcivan --militar que participou do movimento grevista ? disse que o episódio  ficará para sempre marcado na história do Tocantins.

Na oportunidade, o parlamentar exibiu um vídeo com reportagens da mídia nacional sobre a greve. Entre as imagens destacadas, estão as que mostram o Exército desembarcando em Palmas.  Também os militares aquartelados e tanques de Guerra cercando o quartel da PM da capital. Além do caminhão pau de arara cheio de PMs saindo de Araguaína rumo a Palmas.

A greve da PM no Estado foi deflagrada no dia 21 de maio de 2001 e durou um período de 10 dias, sendo encerrado em 31 de maio. Na época, os PMs reivindicavam melhores condições de serviços e salários. Segundo Alcivan, a falta de diálogo e transparência do Governo (de Siqueira Campos) levou 90% do efetivo da PM-TO a paralisar.

"Nas principais cidades do Tocantins, 11 quarteis foram ocupados por esposas, filhos e amigos de policiais que aderiram à causa. Foram dias tensos e difíceis, em que o nosso estado mergulhou num profundo mar de incertezas. A falta de diálogo se aprofundou e a intimidação foi usada como arma para tentar calar nossas vozes."  Relembrou o parlamentar.

Alcivan ainda recordou que após enfrentar os tanques de guerra, os  PMs foram punidos com prisões e expulsões da corporação. "Fui perseguido, submetido a processo disciplinar e afastado das atividades.  Me processaram e fui punido com uma pena de 15 dias de prisão. (...) Depois de seis meses expulso da Polícia Militar, eu consegui reintegrar à gloriosa corporação".

O vereador Alcivan ressaltou que ao todo 19 PMs do Tocantins foram excluídos por participação na greve. No final, frisou que apesar das punições, não desistiu de defender a bandeira militar, agora no legislativo. "Por esse ideal que norteia a minha luta, eu jamais descansarei.  A todos que estiveram conosco, durante o movimento paradista, meus cumprimentos. E ao maravilhoso povo do Tocantins, meu respeito e minha dedicação. Viva a Policia Militar. Viva o Tocantins".