Inaugurado antes do período eleitoral, o posto de saúde "Vereador José Pedro Neto" ainda está de portas fechadas para a população de Nova Olinda, a 50 km de Araguaína. Um morador entrou em contato com o AN nesta semana para denunciar o descaso e cobrar da prefeitura o funcionamento da unidade.

O posto foi construído no setor Ferro Velho, para atender a população que vive distante do centro. O nome da unidade de saúde "Vereador José Pedro Neto" foi dado em homenagem ao tio do prefeito que morava no bairro.

Segundo um morador que preferiu não se identificar por medo de represálias, a obra foi inaugurada pelo prefeito José Pedro Sobrinho (PTB), pouco antes do período eleitoral do ano passado.

Quase 10 meses já se passaram, o prefeito foi reeleito, mas o posto permanece fechado e sequer foi mobiliado. "No ato da inauguração ele [prefeito] disse em seu discurso que o dinheiro para comprar os equipamentos já estava na conta, porém o postinho continua vazio e abandonado. Disse que passando o período eleitoral o postinho já iria funcionar" declarou o denunciante.

Segundo o morador, como a unidade fica em um bairro distante do centro, as pessoas precisam madrugar no posto de saúde do centro para conseguir marcar uma consulta. Esse sofrimento poderia ser amenizado, caso o postinho estivesse funcionando.

"Os dias vão passando e a gente olha pro prédio novinho sem funcionar e sem esperanças de funcionar, enquanto temos que padecer com a saúde precária desse município" lamentou.

Com uma população de pouco mais de 11 mil habitantes, segundo o morador, Nova Olinda conta com apenas um posto de saúde e uma policlínica, o que prejudica o atendimento à população.

O que diz a prefeitura

Procurado, o Secretário Municipal de Saúde de Nova Olinda, Jair Pereira, disse que tem projeto para lotar pessoal na unidade e culpou o Ministério da Saúde que não está liberando. Enquanto o projeto não é aprovado, assegurou que uma equipe vai atender na unidade.

"Eu vou funcionar ele assim, não é criar uma equipe. Eu vou tirar um dia para atender lá, enquanto aprova o projeto para criar outra equipe".

Segundo o secretário, os equipamentos para mobiliar o posto de saúde devem chegar ainda neste mês de maio. Foram adquiridos mesas, cadeiras, ar-condicionado e cadeira para dentista, porque o projeto é de uma unidade completa.

Ele prometeu ainda que no próximo dia 9 de junho já haverá uma equipe para atender no postinho. A reportagem vai acompanhar o caso.