Lembra da máxima que político só lembra de pobre na época da eleição?  Essa tradição pode ser extinta numa pacata cidade no interior do Tocantins. E por incrível que pareça, por  iniciativa de um político.  O vereador Edilson Gonçalves Mascarenhas (PTB) propôs um feriado municipal para se comemorar "O dia do Pobre", em  Lajeado (TO).

O Projeto de Lei (007/2017), talvez por ironia, propõe que a celebração aos pobres seja no dia 17 de outubro.  Isto é, no mês de eleição, que ocorre a cada dois anos no Brasil. Se aprovado, os pobres de Lajeado serão lembrados pelos políticos todos os anos.

Para justificar a escolha da data, o parlamentar se pautou em fatos históricos de combate à erradicação da pobreza no mundo. Frisou que em 17 de outubro de 1987, mais de cem mil pessoas se reuniram em Paris (França) para celebrar o primeiro dia mundial para a erradicação da miséria. Lembrou também que em 1992 a ONU declarou o 17 de outubro como dia internacional para a erradicação da pobreza.

"Preocupado com o crescente número de pessoas que vivem na extrema pobreza, e reconhecendo o descaso do poder público no que diz respeito à elaboração e cumprimento de políticas públicas ou de projetos com o intuito de combater a extrema pobreza, surge a necessidade e a responsabilidade de uma máxima atenção ao assunto". Destacou.

O parlamentar também citou um versículo bíblico para embasar sua preocupação com os pobres e reproduziu uma fala de Jesus contida nos evangelhos. "O que fizeste a um dos destes meus irmãos, a mim fizestes". (Mateus 25:40).

O projeto de Lei foi encaminhado às comissões da Câmara de Lajeado nesta terça-feira, 23. E ainda não há previsão de quando deve entrar em pauta. Se aprovado o PL e Sancionado a Lei, fica Institui Feriado Municipal no dia 17 de Outubro, em homenagem ao dia dos Pobres, em Lajeado.