O presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores no Tocantins (NCST-TO), Cleiton Pinheiro, avalia como positiva a participação da caravana tocantinense no protesto de quarta-feira (24) em Brasília.

A caravana tocantinense que participou do "Ocupa Brasília" foi composta por sindicatos filiados à NCST-TO que se juntaram aos mais 36 mil manifestantes liderados pela Nova Central Sindical de todos os Estados brasileiros.

De acordo com as centrais sindicais que organizaram o evento, mais de 200 mil pessoas participaram do ato. Somente a NCST levou mais de 800 ônibus para a Capital Federal com objetivo de protestar contra as reformas da Previdência e Trabalhista.

Para Cleiton Pinheiro, a sociedade conseguiu dar o recado ao presidente da República, deputados federais e senadores: "Não aceitamos as reformas da Previdência e Trabalhista da forma como estão sendo feitas. Queremos que as reformas sejam suspensas para que haja um grande debate com a sociedade antes de a proposta ser levada para aprovação. O governo precisa ouvir a sociedade", afirma o presidente da NCS-TO.

As reformas proposta pelo governo Temer retiram inúmeros direitos dos trabalhadores. Durante o ato, os manifestantes pediram também a saída do presidente Michel Temer e a convocação de eleições direitas para presidente.

O presidente da NSCT-TO repudiou os atos de violência praticados por um pequeno grupo de mascarados. "A caravana liderada pela NSCT não se envolveu em nenhum incidente. Nosso objeito era claro: protestar contra as reformas de maneira pacífica e ordeira. Somos contra qualquer ato de violência e depredação do patrimônio público ou privado", afirma Cleiton Pinheiro.

Ainda esta semana as centrais sindicais vão fazer uma avaliação da manifestação e definir novas estratégias de luta contra as reformas da Previdência e Trabalhista. As entidades sindicais não descartam a realização de novos atos