Com o objetivo de mostrar todo o potencial de desenvolvimento de Araguaína, a Capital Econômica do Tocantins, o prefeito Ronaldo Dimas reuniu-se com o superintendente do Banco da Amazônia no Tocantins, Carlos Henrique Garcia Marques, nesta quarta-feira, 24, para apresentar o programa Investe Araguaína. O encontro também teve a presença dos gerentes locais da instituição, José Carlos e Leila Michele, o gerente geral da TV Anhanguera em Araguaína, Welington Rodrigues Fernandes e o presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável do município, Tiago Dimas.

O prefeito Ronaldo Dimas apresentou o projeto e as potencialidades que Araguaína tem na área econômica. Aproveitou também para mostrar todo o investimento realizado pelo Município a partir de 2013, reestruturando e reconstruindo a cidade. Dentre as ações feitas na atual gestão, está a resolução de problemas históricos de infraestrutura; o programa de recuperação do asfalto e pavimentação na cidade que vai chegar a 550 km; a reorganização do trânsito; o rompimento do monopólio e o novo transporte público urbano; os novos equipamentos públicos como o Parque Cimba; novas escolas, creches e unidades básicas de saúde (UBS).

Dimas expôs ainda o planejamento de ações e obras que já estão e estarão em execução pelos próximos anos. Entre eles estão o projeto de videomonitoramento nas entradas e pontos estratégicos da  cidade; a construção da Via Lago; o Complexo Esportivo; a construção do Centro de Convenções; o Parque Ambiental Nascentes do Neblina; a reestruturação do aeroporto local; as ações desenvolvidas no DAIARA e a criação do Parque Tecnológico; a construção do Aterro Sanitário e o Centro de Reciclagem; a Nova Feirinha e o projeto de Saneamento Ambiental, com recursos financiados pelo CAF ? Banco de Desenvolvimento da América Latina.

De acordo com o prefeito, todas essas ações desenvolvidas criaram um ambiente de confiança para o investimento de novos empreendimentos no município.  "A cidade tem uma economia muito forte, e um diferencial muito grande em relação ao seu posicionamento geográfico. Nós atingimos dois milhões e meio de habitantes em um raio de 300 km, ou seja, é um mercado consumidor maior do que o do próprio Estado do Tocantins", destacou Dimas.

O superintendente do Banco da Amazônia no Tocantins, Carlos Henrique Garcia Marques, falou sobre ações em comum e a importância de parcerias para fortalecer o projeto. "Vamos intensificar nossas ações e estreitar as parcerias, simplificar os procedimentos para agilizar o processo, manter os benefícios. O comércio aqui é pujante, então vamos fazer um trabalho diferenciado", disse o superintendente.

Investe Araguaína

O Investe Araguaína é a porta de entrada para as empresas que pretendem se instalar ou investir na cidade, fornecendo informações que ajudarão os investidores a encontrar a melhor forma de investimento para o sucesso dos seus negócios. O programa foi lançado na Agrotins 2017, em Palmas, com o objetivo de mostrar a cidade a novos investidores no setor do agronegócio.

O projeto apresenta oportunidades de investimento, prospectará novos negócios e disponibilizará informações que contribuam para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.