Lagoa para despejo de dejetos de Limpa-Fossa
Um morador de Filadélfia (TO) entrou em contato com o AN nesta segunda-feira (29) para denunciar a situação do lixão da cidade.  Ele enviou fotos, relatou os principais problemas encontrados e usou o espaço para cobrar uma solução das autoridades.

As imagens mostram montanhas de lixos acumulados no lixão, localizado numa distância aproximada de 5 km da cidade.  Os objetos jogados lá vão desde lixo doméstico, cadeiras de plástico, ossos de gado e pneus de carro.

"A gente está sofrendo há muitos anos. Já andou atrás das grandes autoridades [Ibama, Naturatins) e nada foi feito. A gente procurou o Ministério Público e nada foi feito.  (...) Esse lixão não era mais para estar dessa forma. (...) Tem que [encontrar] um meio para enterrar, incinerar aquele lixo." Relatou o denunciante.

Outro problema denunciado é um ?lago? onde se joga os dejetos dos caminhões Limpa Fossa.   "A cidade também sofre. Porque vem o foco de dengue. Tudo é causado por causa de pneu velho e aquela poça de água, que eles jogam do limpa fossa."

O que diz a prefeitura

O AN entrou em contato com a prefeitura de Filadélfia e  entrevistou  o secretário municipal do meio ambiente, Pedro Ivo. Ele disse que em março a prefeitura entrou em um consócio formado por Filadélfia, Barra do Ouro, Palmeirante e Goiatins.  Com isso, todo o lixo produzido na cidade será descartado no aterro sanitário, já construído,  em Barra do Ouro.  Entretanto, ainda não há verbas para a execução do projeto.

"Funciona o seguinte: o aterro sanitário está construído em Barra do Ouro e tem os centros de triagem nos outros três municípios. Nós estamos correndo atrás dos recursos [junto] ao Ceste e o Governo Federal para a construção do centro de triagem aqui no lixão [de Filadélfia].  Com o centro de triagem, acabaria com o lixão e depois levaria só o rejeito para Barra do Ouro." Explicou, ressaltando que a outra parte do lixo será reciclada.