A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (31) em Araguaína, a Operação Cracker, a fim de desarticular grupo criminoso especializado em fraudes através da internet que atuava nos estados do Tocantins e do Maranhão.

A PF informou que descobriu que os criminosos clonavam páginas de lojas virtuais para obter mediante fraude dados bancários das vítimas e realizar transações comerciais.

Participam da operação cerca de 35 policiais federais. Ao todo estão sendo cumpridos 21 Mandados Judiciais nas cidades de Araguaína/To, Augustinópolis/TO, Praia Norte/TO E Imperatriz/MA, sendo 12 Mandados de Busca e Apreensão, 6 Mandados de Condução Coercitiva e 3 Prisões Preventivas.

Segundo a PF, os fatos em apuração configuram, em tese, os crimes de furto mediante fraude, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas ultrapassam oito.

A nome da operação cracker é um termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética.

Mais informações sobre a operação serão apresentadas em coletiva na Delegacia da PF de Araguaína.