O prefeito Ronaldo Dimas (PR) detalhou aos vereadores o Projeto que solicita autorização da Câmara de Araguaína para contrair empréstimo de US$ 54,9 milhões com um banco internacional.  A reunião pública ocorreu na manhã desta quarta-feira (31) no plenário da Casa de Leis.

Dimas frisou que após aprovação na Câmara, uma comissão do banco credor deve visitar Araguaína no mês de julho.  Logo após essa etapa, caso seja aprovado, o Projeto será enviado ao Senado Federal, já que o empréstimo será feito com garantia da União. A previsão é que autorização saia no mês de agosto ou setembro.

O financiamento será para obras de Saneamento Integrado em Araguaína. Sobre a previsão de início das obras, Ronaldo pontuou.  "As obras que devem ser financiadas pela CAF, a gente deve licitar agora no segundo semestre. Para muito provavelmente serem iniciadas no mês de novembro, dezembro ou no próximo ano".

Outro ponto que o gestor destacou foi o investimento em saneamento na ordem de R$ 100 milhões da BRK Ambiental. A previsão é que a empresa invista este valor nos próximos quatro anos na cidade de Araguaína. "A meta em relação ao Neblina é não cair nenhuma gota de esgoto no córrego" destacou Ronaldo.

Dimas ainda falou sobre o retorno que o investimento trará à cidade. "Eles [bancos] não financiam nada sem ter retorno. O que é o retorno, neste caso?  O retorno é: primeiro, mobilidade urbana, que vai melhorar significativamente. Valorização de imóveis [beneficiados em diferentes bairros]. Os empreendimentos que virão decorrentes destes investimentos. Então há um ganho significativo do projeto, que ele é demonstrado economicamente".

Em relação a taxa de juros, Dimas mencionou que deve ficar na média de 3% ao ano.  Já o prazo de carência do empréstimo é de quatro anos, assim como o tempo previsto para conclusão das obras financiadas.  O prazo de pagamento é de 20 anos.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/25024/dimas-solicita-camara-autorizacao-para-contrair-emprestimo-de-us-549-milhoes/