O AN veiculou no fim da manhã de desta quinta-feira (01) a matéria " Ferreirinha diz que Olyntho ?está sentado em cima de projeto? e Araguaína vai ficar sem HGA". O parlamentar se manifestou, por meio de nota, sobre as declarações do vereador de Araguaína. Disse que se trata de um "equívoco" de Ferreirinha e ressaltou que foi ele (Olyntho) que destinou R$ 50 milhões para o Hospital Geral de Araguaína.

De início, a nota frisa que não havia previsão de recursos destinados para construção do HGA. O que existia era a destinação de recursos para reforma do Hospital Regional de Araguaína. "O HGA só foi incluído nas obras que o Governo pretende fazer depois de constantes conversas que o deputado Olyntho manteve com secretários de Estado".

A nota ressalta que o remanejamento de recurso da reforma do HRA para a construção do HGA trata-se de uma conquista do deputado. "A continuidade da construção do Hospital Geral de Araguaína é uma conquista do deputado Olyntho Neto, pois essa obra não estava prevista no Projeto de lei do Governo do Estado que solicita autorização para financiamento junto à CEF e ao Banco do Brasil".

Em relação às críticas de Ferreirinha de que o deputado estaria sentando em cima do projeto de empréstimo, Olyntho contestou. " É um equívoco do nobre vereador Ferreirinha dizer que o deputado Olyntho está travando e impedindo a construção do HGA. É graças a ele que o hospital será construído". Pontuou a nota.

Por fim, Olyntho relembra que a Construção do HGA é uma luta antiga do deputado. "Em 2015 ele apresentou emendas individuais para essa construção e repetiu em 2016. As emendas não foram executadas pelo Governo". Finaliza.

Histórico

A obra de  construção do HGA foi lançada em novembro de 2013 pelo então  Governador Siqueira Campos.  A unidade hospitalar estava orçada em R$ 160 milhões, com recursos de empréstimo do BNDES.  E a previsão de entrega era de 983 dias, mas quase quatro anos depois, a obra não saiu do papel.