Uma comissão da prefeitura de Araguaína visitou a Feirinha na manhã desta sexta-feira, 2. A ação, que contou com a segurança da PM, visa cadastrar comerciantes e moradores.  Após o levantamento, o local será demolido para revitalização, mas ainda não há data prevista para início das obras.

No ano de 2013, uma pesquisa da prefeitura catalogou 133 imóveis usados para comércio na Feirinha.  Entre eles, bares, mercearias, depósitos, barbearias e açougues.  Além de 50 famílias que moram no local.  Já a quantidade de usuários de drogas não foi possível calcular ou fazer estimativa.

Ao AN, a Secretária de Assistência Social Fernanda Ribeiro Barbosa, explicou o objetivo da ação. "Estamos fazendo um levantamento social e econômico da situação das pessoas que moram ou tem comércio aqui nessa região da Feirinha para achar uma solução rápida e adequada para diminuir ao máximo os impactos da construção da nova Feirinha".

Fernanda também ressaltou que no período de construção da Nova Feirinha os comerciantes serão realocados para um prédio nas proximidades, localizado na Av. Filadélfia.  Já usuários de drogas que queiram tratamento serão levados para clínicas de reabilitação, que têm parceria com o município.

Logo após a obra, segundo Fernanda, os comerciantes devem retornar ao local e utilizarão boxes para exposição e vendas de produtos.  Segundo a prefeitura, os moradores serão inseridos em programas habitacionais do Município, recebendo moradia e os comerciantes indenizados.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Júnior Marzola, a Feirinha é uma região que está há mais de 40 anos sem nenhuma modificação. "Todas as intervenções são para melhorar uma região importante da cidade que estava esquecida. Já temos recursos que foram encaminhados para a Caixa Econômica Federal (CEF) para aprovação".

Segundo a prefeitura, já estão garantidos os recursos federais para a realização da obra, com apoio da senadora Kátia Abreu. O Projeto da Nova Feirinha prevê a instalação de duas salas para cursos de artes, um Centro de Artesanato, um Centro de Geração de Renda e praça de alimentação no piso superior.