A assistida Raimunda Pereira da Silva, 69 anos, que é parte em Ação Judicial de Interdição ajuizada pela Defensoria Pública, foi beneficiada com duas cadeiras de rodas, de locomoção e de banho, através do Projeto Banco de Cadeiras de Rodas, Muletas e Andadores do Rotary Clube de Araguaína, lançado nesta quinta-feira, 1º, na sede da instituição. A idosa é portadora de osteoporose, o que tem causado graves problemas motores, impedindo-a de se locomover sozinha.

O companheiro dela, Pedro Albuquerque dos Santos, 67 anos, relata que são casados há 21 anos, e que desde 2013 ela tem desenvolvido dificuldades físicas, mas nos últimos seis meses, as dores e paralisação dos membros inferiores têm se intensificado. "A gente andava junto nesta cidade toda. Com a doença, ela tinha muita vontade de fazer as coisas, mas não dava. Agora, vou poder levá-la para passear. O banho vai melhorar muito, pois precisava usar cordas para ela poder se segurar", disse o curador.

Os equipamentos foram recebidos pelo assistido Pedro, ao lado do presidente do Rotary Clube de Araguaína, Dennys Evangelista, da psicóloga da DPE-TO ? Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Vanessa Salles, e de representante do Tribunal de Justiça e de padrinhos do projeto. Na ocasião, outra família também foi beneficiada com as cadeiras de rodas.

O projeto do Rotary Clube de Araguaína busca suprir a demanda de pessoas carentes que apresentam imobilidades físicas temporárias ou permanentes. Conforme os dados repassados pelo Centro de Reabilitação de Araguaína, no período de 2014 a 2016, cerca de 800 pedidos de cadeiras de rodas foram apresentados, mas apenas 297 equipamentos entregues. Segundo a diretora da Comissão de Projetos do Rotary Clube, fisioterapeuta Érica Caixeta, há um número muito maior de pessoas para serem atendidas, pessoas que nem conseguem se deslocar ao serviço de saúde. "Nos comovemos em atender essa população impactada, e com o projeto queremos estabelecer uma relação entre instituições, empresários e demais parceiros para suprir esta demanda muito grande que temos em Araguaína", afirmou.

No lançamento do projeto, o Rotary Clube realizou sensibilização junto aos empresários para que os interessados "adotem uma cadeira de rodas", campanha que busca viabilizar o maior número de patrocinadores para a aquisição dos equipamentos de mobilidade. A programação do evento também contou com histórias de vidas e poesias aclamadas pelo poeta Luís Aparecido.

Audiência domiciliar

A situação da interditada Raimunda Pereira da Silva foi vista de perto em uma audiência domiciliar, no último dia 26, que contou com a presença da juíza Renata Teresa da Silva Macor, do defensor Hildebrando Carneiro e promotor Rodrigo Grisi; dispensando a realização de uma audiência no Fórum para preservar o conforto das partes na ação. A atuação nesta modalidade de visitas domiciliares é realizada pela 2ª Vara da Família desde 2010 na comarca de Araguaína.

A interdição é um processo rápido, que visa resguardar o interesse de pessoas que não são mais capazes de gerir a própria vida, garantindo à família o direito de representá-los.

Serviço

O projeto "Adote uma Cadeira de Rodas" busca padrinhos que contribuam com trezentos reais para viabilizar um equipamento a ser doado. Mais informações com a equipe de projetos do Rotay Clube Araguaína pelo telefone (63) 98132-5533/99227-9660.