O senador Vicentinho Alves (PR) desistiu de concorrer ao cargo de Governo do Tocantins nas eleições de 2018. Ele preferiu buscar renovar seu mandato no Senado e atribuiu esta escolha como "vontade divina", respaldada pelo  apoio do povo tocantinense.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (6) Vicentinho deixa claro que não disputará o Palácio Aragauaia. "Esclareço minha decisão de pleitear um novo mandato para o cargo de Senador da República, claro que pela vontade de Deus, o apoio dos partidos, dos líderes e do povo. Desse modo, continuaremos trabalhando pelos municípios tocantinenses, pelo Estado e pelo país".

A desistência de Vicentinho fortalece o nome do atual Governador Marcelo Miranda (PMDB)  na disputa pelo Palácio Araguaia em 2018.  Pois os dois estão próximos e um pode fortalecer o outro.  Nos bastidores, a informação é de que Marcelo deve tentar chegar ao quarto mandato como Governador do Tocantins. Uma concorrente pode ser a senadora Kátia Abreu, que nos últimos dias tem sido incisiva ao apontar falhas do Governo de Marcelo.

Por outro lado, a decisão de Vicentinho de pleitear a reeleição causa um obstáculo e adia o sonho ao Prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PR).  O gestor, segundo informações de bastidores, pretendia disputar uma vaga no Senado Federal.  Como são duas vagas, e Vicentinho na disputa, Dimas deve ficar na prefeitura de Araguaína.  E não deve renunciar o mandato para  disputar o Senado, em 2018.  Pois seria muito arriscado, diante de outros nomes na concorrência.

Com isso, Dimas deve apostar as fichas no filho, Thiago Dimas, para disputar uma vaga na Câmara Federal. Ronaldo também deve dar apoio maciço na reeleição do deputado estadual Elenil da Penha (PMDB).  Também apostar e investir no presidente da Câmara, Marcus Marcelo (PR) na disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa.