A posse dos convocados no concurso da Polícia Civil iniciou nesta semana e já movimentou mais de 248 candidatos aptos para assumirem seus cargos, na primeira etapa de nomeações. Araguaína que vem sofrendo com o déficit de efetivo há anos, ganhou reforço de 46 profissionais, sendo 13 deles delegados.

Ao AN, o diretor de Polícia do Interior, Marcio Giroto Vilela, esclareceu que dos 53 delegados convocados, até agora 42 tomaram posse e já iniciaram as atividades. Para Araguaína foram designados 13 delegados, que somados aos 10 atuais, a cidade passou a contar com 23.

No entanto, esse número deve cair, já que hoje (9) mesmo saiu a aposentadoria da Delegada Celina D?Bonis e está previsto mais duas até o fim do ano.

Segundo o diretor, a regional de Araguaína é composta por cinco sede de comarcas, mas os delegados do concurso não se inscreveram para estas cidades. Por enquanto, elas seguem desprovidas de profissionais, já que 11 delegados ainda não tomaram posse.  Depois da convocação, eles têm 30 dias para tomar posse e 15 dias para entrar em exercício.

Além dos 13 delegados que assumiram em Araguaína, a cidade recebeu 17 agentes de polícia. Antes havia apenas 33 agentes e com o reforço agora são 50. A cidade recebeu mais 11 escrivães, que somados aos 14 formam um efetivo de 25 profissionais.

Atendimento de B.O

Atualmente, quem tenta registrar uma ocorrência no Complexo de Delegacias enfrenta dificuldades, já que são distribuídas apenas 30 fichas diárias. Segundo Vilela, a estimativa é de que o atendimento à população melhore com a chegada dos novos profissionais.

"Com os escrivães a estimativa é de que até o final do mês vai regularizar o atendimento. Não se justifica ter atendimento por senha com o total de policiais que chegaram para suprir a carência".

Sobre atendimento para confecção de boletim de ocorrência, o delegado regional de Araguaína, Emerson Francisco de Moura, adiantou que fará mudanças. Segundo ele, haverá dois profissionais lotados no É Pra Já para fazer B.Os específico de perda de documento e assim agilizar os serviços.

Outras categorias

Ainda de acordo com o Diretor de Polícia do Interior, também foram designados para Araguaína 01 perito; 01 papiloscopista e 03 agentes de necrotomia. Nesta etapa não veio Médico Legista, e a cidade continua com 10 profissionais.

Devido ao aumento da criminalidade, o diretor afirmou que está previsto a criação de duas novas delegacias: uma de Homicídio e outra de Furtos e Roubos de Veículos.

Para acomodar os novos servidores, o complexo de delegacias recebeu doação de mobília. Segundo Vilela, a Polícia Civil vai lutar para conseguir novas salas de prédio.

Concurso da PC

O concurso da Polícia Civil foi lançado no início de 2014 e as provas aconteceram em junho do mesmo ano. Foram oferecidas 515 vagas para todos os cargos. Após o resultado, o concurso ficou parado por cerca de dois anos. A segunda etapa, que consistiu no curso de formação, foi retomada no final do ano passado. A homologação só ocorreu em março deste ano. O Governo chamou apenas uma parte dos aprovados e várias delegacias pelo estado ainda estão carentes de profissionais.