Está em tramitação na Câmara de Araguaína um Projeto de Lei (019/2017) que institui o Mês de Prevenção e Combate à depressão pós-parto.  O PL é de autoria da vereadora Zezé Cardoso (PSDB) e visa chamar a atenção das autoridades e sociedade em relação ao problema.

O PL propõe que março seja instituído como o "Mês de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto".  E que a data seja incluída no calendário oficial de eventos do município de Araguaína.  Já o encerramento das ações seriam no dia 28 de março, data em que comemora o Dia Internacional da Saúde da Mulher.

A redação do PL frisa que as ações de diagnósticos e tratamento serão reguladas pela rede pública de saúde do município. Destaca que o foco são as gestantes atendidas pelas unidades de saúde ou unidades filantrópicas.  Já a conscientização será por meio de atividades que abordem a temática e reuniões.

Na Justificativa do PL a vereadora Zezé mencionou a necessidade de alertar a comunidade em relação aos sintomas  e o acompanhamento do tratamento. "Há também a necessidade de que a mulher ou algum familiar reconheça a depressão para que ela receba apoio e tratamento. Sem tratamento, essa doença pode durar meses ou anos", justifica a parlamentar.

Depressão Pós-Parto

Segundo o PL, a depressão pós-parto (DPP) surge logo após a mulher dar à luz.  E o termo  é utilizado na psiquiatria para o transtorno de humor que ocorre e persiste após o parto. "Os sintomas incluem tristeza e desesperança. Muitas mães experimentam alterações de humor e crise de choro após o parto", explica a redação do PL ponderando que a DPP atinge 10% das mães.