Em comemoração à data, nesta sexta-feira, 16, acontecerá um forró a partir das 13 horas, no Centro de Convivência do Idoso, no Setor Brasil

Amanhã, dia 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em Araguaína, somente este ano, órgãos de proteção ao idoso já atenderam 20 denúncias. Quem quiser contribuir denunciando algum tipo de agressão pode ligar no 3411-1257, na Sala da Proteção Social Especial, da Secretaria da Assistência Social.

Com dados da Diretoria de Proteção Social do Município, todos os casos são atendidos, acompanhados e encaminhados para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Ministério Público, de acordo com a gravidade do caso. Além disso, acontecem também visitas em domicilio, onde representantes dos órgãos orientam os familiares no cuidado ao idoso.

Em comemoração à data, nesta sexta-feira, 16, acontecerá um forró a partir das 13 horas, no Centro de Convivência do Idoso, no Setor Brasil, com música ao vivo e, logo após, um jantar.

Conselho do Idoso

O Conselho do Idoso acompanha de perto os casos levando esclarecimento para familiares relacionados à melhoria da qualidade de vida: cuidados com a pressão, diabetes, sedentarismo, higiene bucal, alimentação saudável e vários outros fatores característicos da pessoa idosa.

Além do Conselho do Idoso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza outras atividades nos bairros, como ginástica e alongamento, sempre com o acompanhamento de fisioterapeuta e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A cada 15 dias, nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os idosos participam de rodas de conversa e momentos de interação, com profissionais de várias áreas.

Com a ajuda de presidentes de bairros, os profissionais estão realizando uma pesquisa para saber o número exato de idosos. Até agora estima-se que há entre 18 e 22 mil idosos no Município.

Data

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é lembrado sempre no dia 15 de junho. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo da data é proporcionar a população consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, muitos acham normal e o objetivo principal é mudar essa concepção.