O deputado federal César Halum (PRB) participou neste sábado, 17, em Augustinópolis, de um encontro da União Intermunicipal do Bico do Papagaio (Unbip), em que 23 prefeitos, além de vice-prefeitos, dezenas de vereadores, ex-prefeitos e líderes lançaram seu nome como o candidato ao Senado nas eleições do próximo ano.

Em um evento suprapartidário sob o tema "O Norte não pode parar", os prefeitos defenderam que o Bico e o médio norte precisam de um representante legítimo da região no Senado. "O Bico está na expectativa de voltar a ter um senador que represente a nossa região. E César Halum é preocupado com os prefeitos, com municípios e já tem uma trajetória política que o credencia a nos representar no Senado", disse o presidente da Unbip, Damião Castro (PMDB), prefeito de Axixá do Tocantins. "Vamos abraçar esta oportunidade", arrematou o prefeito Julio Oliveira (PRB), de Augustinópolis.

Outros prefeitos que se manifestaram em defesa do nome de César Halum como um dos dois candidatos a senador numa chapa majoritária foram Eduardo Sobrinho (DEM), Piraque; Américo Borges, o Borjão (PV), de Buriti do Tocantins, Adriano Rabelo (PRB), de Colinas, Iva Paz (PRB), de Aguiarnópolis, entre outros gestores.

Em seu discurso, o deputado César Halum agradeceu à manifestação dos prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e líderes presentes e disse que viu a manifestação com surpresa e com alegria.

"Todos nós políticos que fizemos a opção por uma carreira política é sempre continuar crescendo para aumentar a capacidade de atender às demandas do povo que representamos. Vim aqui no Bico do Papagaio a convite da Unbip para falarmos sobre o desenvolvimento da região Norte e aqui sou surpreendido com o lançamento pelos prefeitos de uma candidatura ao Senado, que demonstrou claramente a carência que o povo tem por um representante no Senado, principalmente após a perda do senador João Ribeiro", afirmou Halum.

Halum disse estar ciente do desafio e da responsabilidade de lutar por uma representatividade maior da região Norte no Senado. "A minha vida pública sempre foi enfrentando desafios. Mas tenho a certeza absoluta de que nesta caminhada não estarei sozinho. Vou com alegria, responsabilidade e sabendo do tamanho do desafio", acrescentou.

Em seu discurso para os prefeitos, César Halum destacou a importância da união dos gestores municipais para trazer mais benefícios e ter maior representação em Brasília e falou sobre projetos estruturantes no Bico que precisam ser alavancados, como o projeto Sampaio e Porto de Praia Norte.

O deputado destacou também o potencial do Tocantins como exportador de alimentos e produtos para os países muçulmanos, inserindo o estado polo no mercado halal. "Temos todas as condições de produzir para os países muçulmanos. Podemos fazer a nossa produção e escoá-la pelo Porto de Praia Norte. Este projeto halal pode colocar não só o Bico, mas todos os municípios do estado como produtores para o mercado árabe", disse Halum, acrescentando que os produtos halal são aqueles fabricados, processados ou manejados de acordo com as leis e a cultura muçulmana.

Apoio de Lázaro e Valderez 

Presente no evento, o deputado federal Lázaro Botelho (PP) reforçou que o Tocantins sempre teve um senador morador da região norte do estado. "Temos o César Halum hoje com todas as qualidades necessárias para uma vaga ao Senado", disse Botelho, que é presidente estadual do PP. A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) também destacou que a manifestação dos prefeitos do Bico e da região Norte credenciam o nome de César Halum para uma das duas vagas ao Senado nas eleições do próximo ano.

Confira lista de prefeitos que participaram do encontro da Unbip:

Damião Castro (PMDB) ? Axixá do Tocantins

Júlio Oliveira (PRB) -  Augustinópolis

Eduardo Sobrinho (DEM) - Piraquê

Elvira Araújo (PV) - Nazaré

Professor Adriano (PT) - São Sebastião

Eliete de Melo (PP) - Aragominas

Deusdete Borges Pereira (Nego D?Água) (PP) - Angico

Carlos Alberto (PP) - Carrasco Bonito

Nalva Braga (PP) - Palmeiras do Tocantins

Oidio de Oliveira (PP) - Santa Fé do Araguaia

Neurivan de Sousa (PMN) - Carmolândia

Américo Borges (Borjao) (PV) ? Buriti do Tocantins

Adriano Rabelo (PRB) ? Colinas do Tocantins

Zé Mario (PP) ? Bandeirantes do Tocantins

Ivan Paz (PRB) - Aguiarnopolis

Zé Pedro (PTB) - Nova Olinda

Patricia Evelin (PMDB) - Xambioa

Elisângela Sousa (PR) - São Miguel

Alexandre Farias (SD) - Sitio Novo

Valber Saraiva (PSDC) - Ananas

Charles Silva (PSD) - Palmeirante

Alessandro Borges (PP) - Muricilândia

João da Serraria (PP) - Pau D"Arco