Os araguainenses estão contando as horas para a festa cultural mais tradicional da cidade. Forró pé de serra, quentão, pé de moleque e muito colorido das quadrilhas juninas que vão se apresentar no Festival São João do Cerrado 2017. O festival começa nesta quinta, 22, e vai até domingo, 25, no Parque Cimba, sempre a partir das 20 horas. Este ano, a atração principal será a Banda Dona Zaíra, que participou do Programa de Reality SuperStar, da Rede Globo, em 2015.

A primeira noite, dia 22, ficará por conta das juninas convidadas que vão apresentar os passos tradicionais de quadrilha, serão elas: Quadrilha Infantil da Escola Paroquial São Domingos; a Junina Encantos do Sertão, do Colégio Estadual Jardim Paulista; e a Quadrilha Lumiar, do Residencial Costa Esmeralda. Depois das apresentações, o público será animado pelas bandas Pedra de Fogo e Trio de Forró.

Na sexta, 23, o clima esquenta no parque. As juninas que vão concorrer no festival começam a se apresentar a partir das 20 horas, sendo três nesta noite. A ordem de apresentação das juninas será definida pelo sorteio que está programado para esta segunda-feira, 19, no Parque Cimba, a partir das 18 horas. Continuando a programação da sexta, terá a apresentação das bandas Carlone Alves e Forró Nocaute.

No sábado, 24, mais três juninas vão se apresentar. Logo após, a banda nacional Dona Zaíra vai animar o público com suas músicas e mostrar o seu diferencial que chamou atenção no Programa SuperStar. Finalizando a noite, os shows de Emily e Breno e de William Júnior e Banda.

Encerrando o festival no domingo, 25, as quatro juninas finalistas se apresentarão novamente para a escolha da campeã deste ano. A atração musical fica por conta da banda Embalos do Forró e de Waltinho e Cia. Todas as noites terão animação do dj Charles.

Zaíra

A banda surgiu há 10 anos, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, e da formação original continuam Rafael Beibi (vocal e zabumba) e os irmãos gêmeos André (sanfona) e Matheus Tagliatti (contrabaixo).  Após a participação no Programa SuperStar, a banda paulista conquistou novos fãs, saindo do eixo São Paulo-Rio-Minas.

O grupo segue na sua jornada musical que tem como base o forró, mas que sempre dialoga com sons universais. Os Zaíras mesclam grooves do universo pop e eletrônico a pegadas regionais. Botam drives distorcidos no cavaquinho e na sanfona, trazendo letras atuais, que vão da crítica social a narrativas fictícias em universos paralelos.

O grupo tem quatro clipes lançados e conta ainda com participação frequente em eventos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O disco mais recente, #AntenaseRaízes, terceiro álbum da banda, teve seu lançamento nacional e internacional em 2014, com shows por todo o Brasil e nove shows na Europa, onde o público da banda cresce cada vez mais.

Um novo álbum está em fase de produção, com previsão de lançamento em 2017, e reunirá diversos elementos da nova fase do grupo.

Programação 19 de junho (segunda-feira)

18h ? sorteio da ordem de apresentação das juninas no festival (Parque Cimba).

22 de junho (quinta-feira)

20h ? Apresentação das quadrilhas juninas convidadas;

22h ? Bandas Pedra de Fogo e Trio de Forró.

23 de junho (sexta-feira)

20h ? Apresentação das juninas concorrentes do festival;

22h ? Bandas Carlone Alves e Forró Nocaute.

24 de junho (sábado)

20h - Apresentação das juninas concorrentes do festival;

23h ? Banda Dona Zaíra e depois William Júnior e Banda e a dupla Emily e Breno.

25 de junho (domingo)

20 h ? Final do São João do Cerrado;

22h ? Banda Embalos do Forró e Waltinho e Cia.