Nesta quarta-feira, 21, a equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que atua na gestão do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), apresentou o balanço da operação de uso público realizada na unidade de conservação, durante o feriado de Corpus Chisti. Com o apoio de policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e de colaboradores do programa Voluntários pela Natureza, ação registrou cerca de 680 visitantes nas Dunas, um dos locais mais frequentados da região.

Ainda de acordo com o levantamento, o atrativo recebeu visitantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e do Distrito Federal, além de turistas estrangeiros vindos da Espanha e do Peru. Para a ação, o Naturatins contou com uma equipe de 16 pessoas, dentre inspetores, guarda-parques, brigadistas, voluntários pela natureza e policiais ambientais, que atuaram entre os dias 15 e 18 de junho no controle da entrada no atrativo turístico das Dunas.

Durante a ação, a equipe orientou sobre o respeito às normas de visitação, além de realizar o monitoramento da visitação, fiscalização, sensibilização e atividades de educação ambiental. Segundo informações do gerente do PEJ, João Miranda, as operações de uso público, durante os feriados, são realizadas para o monitoramento do número de visitantes. No entanto, desde o último dia 8 de junho, somente as empresas com licença podem realizar atividade turística no atrativo das Dunas, que é de gestão do Naturatins no Parque Estadual do Jalapão.

A inspetora de recursos naturais do Naturatins, Lahuana Aguiar de Souza, justificou a importância da operação. "A região do Jalapão possui uma fragilidade natural dos ecossistemas locais, e isso pode ser observado principalmente no solo da região que é arenoso, causando erosões e assoreamento dos corpos d?água. Daí a justificativa do nosso trabalho em função das Dunas, porque ela é formada pela erosão natural da Serra do Espírito Santo e é margeada pelo assoreado córrego de Areia, afluente do Rio Novo", explicou.

Além das atividades realizadas nas Dunas, o trabalho também se estendeu nas praias do Rio Novo, comunidade situada a 15 km da base das Dunas, onde uma equipe fez monitoramento dos acampamentos por meio de orientações e sensibilização ambiental.

Programa Voluntário Pela Natureza

É um programa do Naturatins que possibilita o ingresso de pessoas que desejam colaborar espontaneamente das atividades nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado. Qualquer pessoa acima de 14 anos e que possua a autorização dos pais, quando menor de idade, deve tomar conhecimento da Portaria do Naturatins nº 093, que dispõe sobre o Programa Voluntário pela Natureza, preencher o cadastro, disponibilizado no endereço https://central3.to.gov.br/arquivo/214097/;  enviar para o e-mail: usopublico@naturatins.to.gov.br e aguardar contato do Instituto para o agendamento de entrevista com técnicos da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas. Caso seja selecionado, o interessado deve aguardar a convocação.

Depoimentos dos voluntários

O voluntário Francisco Pontes Jardim Neto falou de sua experiência. "Considero um verdadeiro presente, no sentido literal da palavra, viajar para desenvolver atividades voluntárias em um lugar mágico e bonito por natureza. Não tem preço! O que fica é a vontade do retorno com maior brevidade possível. E fazer parte dessa equipe ao longo desses quatro dias de ações diretas com visitantes de todas as partes do mundo, elucidando a importância da preservação e da manutenção dos atrativos turísticos existentes dentro da Unidade de Conservação, é algo indescritível", ressaltou, agradecendo pela acolhida.

A voluntária Marília Carneiro Brito disse ter se surpreendido. "A princípio, imaginava que seria apenas cumprir algumas funções passadas pelos orientadores e conhecer alguns lugares do Parque Estadual do Jalapão, mas na verdade fui surpreendida não só pelas belezas deste lugar, como também todo o conhecimento adquirido sobre a fauna e a flora que até então, eu não tinha ideia da diversidade. Pude conhecer um pouco da cultura local, tanto da cidade de Mateiros quanto das pessoas que moram em volta do Parque", destacou.

Camila Abreu Teixeira Leitão, também voluntária ambiental, falou da nova experiência pelo Jalapão: "Percorremos juntos por quatro dias, e a partir de hoje cada um de nós trilhará seu próprio caminho. Com parceria, cada um ajudou no crescimento do outro", finalizou agradecendo pelo trabalho da equipe.