A divisória é feita de cortina e parcialmente

Além do recente problema do lixo, pacientes do Hospital Regional de Araguaína (HRA) sofrem com a demora por cirurgia e o risco de contrair bactérias ou infecção hospitalar. Uma denúncia feita ao AN neste domingo (25) aponta que um indígena com grave infecção, que deveria ficar no isolamento, foi colocado em um quarto juntamente com outros onze pacientes.

Segundo a denúncia, o problema ocorre na Ala H da Ortopedia. Lá estão pacientes com fratura exposta, uns aguardando cirurgias e outros já em recuperação. O indígena da etnia Kraô estaria internado há 140 dias e fica debaixo do ar-condicionado.

A divisória entre o paciente em ?isolamento? e os demais é feita apenas por cortinas de tecido e parcialmente.  O local tem um fixado com o alerta sobre o paciente "isolado" e os cuidados a serem tomados pelos profissionais em contato com o paciente.

Entre as precauções de contato estão: usar luvas, avental, máscara e lavar as mãos logo em seguida. A placa também indica que o paciente deve ficar isolado dos demais, ou numa distância mínima de um metro. Destaca ainda que objetos como termômetro e os demais devem ser de uso exclusivo

Pacientes temem contaminação

Pacientes da ala H da ortopedia relataram ao AN o medo de contrair infecção hospitalar e cobraram solução. Rony Cleide Ribeiro, que passou por cirurgia e aguarda pela segunda, falou sobre o problema.

"Ele [paciente] está com uma infecção gravíssima. Colocaram ele aqui junto com a gente. Ele é um paciente que tem que ficar isolado. Ele não pode ficar misturado no meio dos outros. (...) Estou com quatro dias que descobri isso e não estou nem dormindo".

Seu Leumir, paciente da ortopedia, também cobrou providências. "A gente tá correndo risco muito grande. (...) Então, a gente queria que alguém tomasse providência. (...) A gente tá fazendo cirurgia e tá exposto a esta bactéria".

Outro paciente, Aurélio  A. Noleto falou sobre o medo de contrair infecção.  "É muito perigoso para nós que estamos aqui, quando for fazer a cirurgia".

A reportagem entrou em contato com a Sesau, mas não recebeu resposta até o fechamento desta matéria.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/26318/sesau-nega-que-paciente-no-hra-tenha-superbacteria-e-diz-que-comissao-tranquilizou-demais-internados/