O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, anunciou a liberação de recursos na ordem de R$ 600 mil para obras de reforma da área assistencial e adequação das enfermarias do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), localizado no município de Araguaína (TO).

O anúncio foi feito durante visita técnica ao HDT-UFT, realizada nesta sexta-feira (23), momento em que destacou a importância da criação do curso de Medicina em Araguaína. "O HDT tem toda infraestrutura para receber professores e alunos da área de saúde, além de ser importantíssimo para manter a tríade de ensino, pesquisa e extensão e ainda ser exemplo na assistência à saúde da população", completou.

O vice-reitor no exercício da Reitoria da UFT, Luís Eduardo Bovolato, destacou a incorporação do HDT à Universidade. "Vendo o hospital antes e depois, é motivo de muita satisfação e muito orgulho. A decisão de acolher o hospital na UFT foi acertada, embora naquele momento muitos não entendessem a dimensão da importância que o hospital teria para a Universidade", lembrou.

A visita de Kleber Morais teve o objetivo de conhecer as dependências da unidade hospitalar e completa o giro do gestor por todas os 39 hospitais filiados à estatal. "Em julho completamos um ano da nossa gestão, completando um ciclo de visita a todas unidades da Rede Ebserh, além de termos visitado outros hospitais que têm o interesse de integrar a nossa rede. Vários prefeitos, governadores, reitores têm nos procurado com esse interesse", salientou.

Na ocasião, houve a inauguração simbólica na nova estrutura do HDT e visita técnica às instalações da unidade. O superintendente José Pereira Guimarães Neto agradeceu a presença de todos e apresentou os avanços do HDT-UFT, após a conquista da gestão plena. "É uma enorme satisfação recebe-los em nossa casa para contarmos um pouco da nossa história que embora tenha pouco tempo, já conta com algumas conquistas importantes, graças ao empenho de cada profissional e ao apoio da Ebserh. O anúncio do presidente é extremamente relevante para a Unidade e certamente vamos nos aproximar mais do nosso propósito de ser um hospital de excelência", pontuou.