O governador Marcelo Miranda entrega, nesta quinta-feira, 29, veículos, armamentos, munições, uniformes e carteiras funcionais para o Sistema Penitenciário Prisional do Tocantins. A solenidade será realizada às 15h30, na sede da Secretaria da Cidadania e Justiça, em Palmas.

O Tocantins foi beneficiado pela Força de Segurança Nacional com 1.561 cartuchos, 350 granadas, 35 carabinas, 50 espargidores e 35 pistolas, que serão distribuídas a todas as unidades prisionais do Estado. Já os sete veículos, modelo furgão-cela, serão destinados às Casas de Prisões Provisórias de Palmas, Augustinópolis, Dianópolis, Gurupi, Paraíso, a Unidade Prisional Feminina de Talismã, e a Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTBG), em Araguaína.

Furgões

Os furgões-cela, fruto de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, promovem maior segurança no transporte e locomoção de presos e ajuda nas ações de ressocialização dos apenados. As viaturas seguem os novos padrões de qualidade do Depen e estão de acordo com as mais recentes normativas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Elas possuem capacidade para transportar até oito pessoas privadas de liberdade, além da equipe de escolta. Ressalta-se, que os veículos são climatizados e possuem tecnologias de monitoramento por câmera e comunicador interno.

Uniformes

Além dos armamentos, das munições e dos veículos, o governador Marcelo Miranda também fará a entrega simbólica dos uniformes dos profissionais que atuam no Sistema Penitenciário Prisional, os de uso operacional convencional e os do Grupo de Intervenção Rápida (GIR). Os novos servidores do Sistema, recém-empossados em seus cargos, também receberão, simbolicamente, suas identidades funcionais.