O pintor Andresley Carlos, de 34 anos,  foi preso quando pintava em uma agência bancária  de Araguaína no último dia 21, por determinação da Justiça goiana . Ele passou uma semana na Casa de Prisão Provisória (CPPA), sendo solto nesta quarta-feira, 28, após o judiciário reconhecer o erro: o alvo era um assaltante foragido da Justiça.

Prisão X erro

Segundo a defesa, o erro teria sido percebido pelo delgado, mas ele deu seguimento ao cumprimento do mandado Judicial. "O delegado disse que como era uma ordem do juiz não podia descumprir. Entramos com pedido na comarca de Goiânia e o juiz admitiu que foi um erro", afirmou o advogado Eduardo Cardoso.

De acordo com a defesa, Andresley nunca foi a cidade de Goiânia e toda confusão correu após ele perder os documentos, em 2013. "Parece história de novela. (...) Quando cheguei na delegacia pedi para o delegado puxar a ficha criminal e vimos que não era o Andresley", pontuou.

Já o verdadeiro alvo do mandado de prisão, segundo a defesa do pintor, é um criminoso que tentou furtar um veículo em Goiânia. Ele foi preso em 2013 e cumpriu parte da pena, mas conseguiu fugir em fevereiro de 2014.  E estaria usando documento falso.

Soltura

Nesta terça-feira-feira (27) a Justiça goiana reconheceu o erro e mandou soltar  Andresley na CPPA.  O alvará de soltura foi expedido pelo juiz Levine Raja Gabaglia, da 2ª Vara de Execução Penal de Goiânia (GO).  Em razão do mandado, o pintor ganhou liberdade nesta quarta-feira, 28.

Constatação do erro

Em nota, a SSP-TO informou que o delegado Breno Monteiro, da 1ª Delegacia Regional de Araguaína, realmente verificou que as fotos do sistema policial apontam para uma outra pessoa. "Porém, que o caso agora está sendo averiguado pelo instituto de identificação para confirmar a falsificação dos documentos".  Mas frisou que "a prisão ocorreu dentro da legalidade, pois havia um mandado da Justiça e deveria ser cumprido".

A defesa do pintor anunciou que vai à Justiça pedir indenização pelo vexame. (Com informações do G1 e AF Notícias)