Equipes da prefeitura trabalham na limpeza do local

A Prefeitura de Araguaína solicitou à Justiça autorização para fazer a limpeza do entulho na Feirinha, para resguardar a segurança das pessoas que transitam no local. O Município pediu ao juiz Sérgio Aparecido Paio, da 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Araguaína, que acatou o pedido e fez a liberação do procedimento para a retirada dos escombros de onde ocorreu a demolição.

O procurador-geral adjunto do Município, Breno Alves Paiva, explicou no pedido que a Prefeitura acatou a decisão da Justiça para interromper as atividades de demolição no local, mas por medidas de segurança seria necessário a limpeza da área e também a retirada da estrutura metálica de um galpão que tem o risco de desabamento. Segundo o documento, a remoção desse entulho é de extrema urgência.

Paiva esclareceu ainda que pessoas estão andando no local em busca de materiais passíveis de reciclagem para uma possível venda, correndo riscos para a sua integridade física. "Diante disso, não pode o Poder Público se omitir e deixar cidadãos, muitos sem controle de seus atos pelo uso de drogas, perambulando sobre escombros arriscando suas vidas", afirma o procurador-geral adjunto.

Na audiência pública realizada na tarde da última quarta-feira, 28, no auditório da Prefeitura, tendo a presença de comerciantes, de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, todos concordaram na urgência de se fazer a limpeza do local e a retirada do que restou do galpão.

A limpeza está sendo acompanhada por equipes da Secretaria da Infraestrutura, pela Defesa Civil, pela Agência de Segurança de Transporte e Trânsito (ASTT) e Polícia Militar. Todo um equipamento de segurança está sendo utilizado neste procedimento de limpeza do local.

Nova Feirinha

A Nova Feirinha terá 24 boxes comerciais, banheiros, elevador, praça de alimentação com nove boxes e setor administrativo. O novo prédio também contará com estacionamento e rampas de acessibilidade.

A Prefeitura já garantiu recursos federais de R$ 6 milhões para a realização da obra, com apoio da senadora Kátia Abreu. O Projeto da Nova Feirinha prevê ainda a instalação de duas salas para cursos de artes, um Centro de Artesanato, um Centro de Geração de Renda e praça de alimentação no piso superior.