Um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo com os 513 deputados federais do País para saber o posicionamento de cada um sobre a abertura de ação penal contra Michel Temer (PMDB) apontou que, dos parlamentares do Tocantins, apenas o deputado Irajá Abreu (PSD-TO) posicionou ser a favor da aceitação da denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o peemedebista pro corrupção passiva.

De acordo com a pesquisa, o deputado Vicentinho Júnior (PR/TO) preferiu não pronunciar-se. Carlos Gaguim (Podemos/TO); César Halum (PRB/TO); Lázaro Botelho (PP/TO) e Dorinha Seabara Rezende (DEM/TO) informaram não saberem ainda suas posições. As deputadas Dulce Miranda e Josi Nunes, ambas do PMDB, partido de Temer, não responderam ao jornal.

Em nota à imprensa, Irajá destacou que a aceitação da denúncia não é uma condenação ao Presidente e sim a possibilidade do mesmo de ter o amplo direito de defesa, tendo todas as oportunidades necessárias para esclarecer os fatos a toda sociedade Brasileira.

"Venho perante toda a sociedade informar que votarei na Câmara dos Deputados a favor do recebimento da denúncia da PGR contra o Presidente Michel Temer, por entender que as acusações são muito graves e necessitam ser apuradas em definitivo de acordo com os rigores da nossa legislação pátria e pela imparcialidade do Supremo Tribunal Federal" afirmou.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OABTO), Walter Ohofugi e o presidente da Comissão de Combate ao Caixa 2 Eleitoral e em Defesa do Voto Consciente, Carlos Correia, disseram, na última terça-feira (27), que os oito deputados federais do Tocantins têm o "dever cívico" de autorizar o seguimento da denúncia criminal.

Confira a íntegra do levantamento