O governador Marcelo Miranda lança nesta sexta-feira, 7, às 8h30, no auditório do Palácio Araguaia, o Programa Identidade Jovem (ID Jovem). O programa oferece uma série de benefícios a jovens que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritos no Cadastro Único do governo federal. O evento deve contar com a presença do secretário Nacional de Juventude, Assis Filho.

Com o ID Jovem, os jovens da faixa etária de 15 a 29 anos terão direito ao pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos além de passagens gratuitas ou com desconto de 50% no transporte coletivo interestadual. De acordo com o superintendente de Juventude, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Ricardo Ribeirinha, no Tocantins 170 mil jovens têm perfil para serem atendidos pelo programa.

Indígena

O Tocantins será o primeiro Estado do País a contar com o lançamento do programa em uma comunidade indígena. O povo Xerente, da Aldeia Porteira, localizada no município de Tocantínia, receberá ainda nesta sexta-feira, 7, às 16 horas, a caravana do Identidade Jovem, que levará informações sobre os benefícios do programa para a comunidade.

Acesso

Para ter acesso à ID Jovem o interessado precisa se cadastrar no CadÚnico e retirar o Número de Identificação Social (NIS) em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) municipal. A partir disso, basta emitir a Identidade Jovem pelo site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br/idjovem) ou pelo aplicativo do Programa para smartphone.

Para usufruir dos benefícios, é preciso apresentar o cartão ID Jovem no ato de compra do ingresso ou bilhete e no momento da entrada no evento ou no embarque no transporte interestadual. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso da página da internet. Para usar o benefício, é preciso que ele esteja dentro do prazo de validade e acompanhado de documento oficial de identificação, como carteira de identidade, por exemplo.