Os funcionários da Energisa Tocantins anunciaram que vão paralisar as atividades por três dias, a partir da próxima segunda-feira, 10. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Eletricidade do Tocantins (STEET), a paralisação quer sensibilizar a concessionária quanto a pauta das reivindicações dos trabalhadores para renovação  do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Segundo os trabalhadores, a empresa insiste em conceder reajuste de apenas 3,99% em todas as cláusulas econômicas (salários e benefícios) e um aumento acima da inflação no ticket alimentação de R$ 2,00, o que representa apenas 0,25% de ganho real.

Em assembleia realizada nas principais cidades do estado ?  Araguaína, Augustinópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso, Dianópolis, Palmas e Porto Nacional ? a proposta da empresa foi rejeitada por 89,76% dos trabalhadores presentes.

No entendimento dos trabalhadores há margem para atendimento de suas reivindicações. Eles querem reajuste salarial de 7%, sendo a correção da inflação mais 3% de ganho real, no entanto a Energisa está oferecendo apenas a inflação de 3,9%.

O presidente do Steet, Sérgio Aparecido Fernandes, afirmou que "os trabalhadores por ampla maioria decidiram cruzar os braços, já que a empresa resiste em não atender suas reivindicações. A direção do sindicato, em nome dos trabalhadores, pede a compreensão de toda a população tocantinense, pois infelizmente não foi possível obter uma negociação justa sem esta paralisação".