Placar de intenção de votos feito pelo

Metade da bancada federal do Tocantins está indecisa se vota a favor ou contra a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) na Câmara dos Deputados. Já outros três, ligados ao Governador Marcelo Miranda (PMDB),  estão decididos a salvar o mandado do presidente. Irajá Abreu (PSD) até agora é o único parlamentar tocantinense a se manifestar a favor da investigação.

A informação sobre a postura dos deputados do Tocantins foi divulgada pelo "Movimento 342 Agora". O site lista os parlamentares que já declararam voto contra ou a favor do presidente, acusado de corrupção passiva a partir da delação do Grupo JBS, bem como oferece uma ferramenta de envio de mensagens aos congressistas.

Movimento

O Movimento 342 agora, entoado por vários artistas brasileiros, pede a população para pressionar os deputados federais a votarem para que o presidente Michel Temer (PMDB) seja investigado. Os artistas já lançaram um vídeo e agora apostam no hotsite "342agora.org.br".

O número "342" faz referência aos dois terços dos votos necessários na Câmara (342 entre 513 possíveis), segundo a Constituição, para autorizar o Supremo Tribunal Federal (STF) a dar continuidade à denúncia apresentada contra Temer pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Placar Nacional

No site, o placar nacional até o fechamento desta reportagem era de 129 votos declarados contra a investigação, 184 a favor e 200 indecisos.

Quem são

Dois oito deputados que compõe a bancada tocantinense, o site lista três parlamentares com intenção de votar contra a denúncia. E aponta que o PMDB estadual saiu na defesa do presidente Michel Temer, da mesma sigla.  São eles: Dulce Miranda (PMDB), esposa do  Governador peemedebista Marcelo Miranda e  Josi Nunes (PMDB). Além do ex-Governador do Estado, Carlos Henrique Gaguim, do Podemos.  Mas que já pertenceu ao PMDB. E Dulce nega ter declarado o voto. Josi também afirmou não ter decidido e o movimento corrigiu nesta quarta-feira, 12, o posicionamento dela para indeciso.

Voto declarado a favor da denúncia aparece apenas o deputado Irajá Abreu (PSD), filho da senadora Kátia Abreu (PMDB).  Atualmente, Kátia se posiciona contrária aos caciques do PMDB no Tocantins e pode deixar a sigla para disputar o Palácio Araguaia, em 2018. Ela foi Ministra da Agricultura do Governo de Dilma Roussef (PT) e fiel a ex-presidente até o impeachment.

Já entre os indecisos, mostra quatro parlamentares: Vicentinho Jr (PR) e Professora Dorinha (DEM.  Além dos dois deputados federais de Araguaína, Lázaro Botelho (PP) e César Halum (PRB).

Após uma manifestação em Araguaína que fez ?enterro simbólico? dos deputados contra o impeachment de Dilma, Lázaro Botelho mudou de voto e apoiou a saída da ex-presidente.

Conheça o site para estimular votos a favor da denúncia contra Temer aqui

Notas dos deputados Dulce Miranda
"A deputada federal Dulce Miranda não declarou voto sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer. Diz nota enviada pela Assessoria de Comunicação ao AN.