Programa lançado em 2006 foi inédito no país e será relançado pela função social.

O Governo do Estado, por meio do Banco do Empreendedor do Tocantins (BEM), vai relançar o programa de financiamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os profissionais que comprovem vínculo empregatício e a necessidade de obtenção da habilitação para exercer o seu trabalho. O assunto esteve em debate na tarde dessa terça-feira, 11, no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Palmas, em um encontro que reuniu o Banco do Empreendedor, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) e mais de 20 proprietários de autoescolas que integram a Associação dos Centros de Formação dos Condutores do Tocantins (ACFCPTO).

Durante o encontro, o presidente do Banco, Acy de Carvalho Fontes, acompanhado do diretor de Linhas de Financiamento, Francisco Teodoro, e do gerente de Microcrédito, José Augusto dos Santos, apresentaram o formato do programa e detalhes como critérios, documentação exigida, prazo e a forma do financiamento do programa. Na ocasião, Acy destacou que a retomada do programa, que foi lançado em sua gestão em 2006, foi um pedido prontamente autorizado pelo governador Marcelo Miranda. O gestor ainda destacou a função social e econômica do programa, que além de incentivar a geração de empregos, movimentará toda uma cadeia econômica.

Sobre o programa, o presidente da ACFCPTO, Ezimar Alencar Junior, afirma que o momento é inteiramente propício. "A crise está grande e essa é mais uma forma de conseguir clientes e aumentar o fluxo de alunos para nossas autoescolas; e para aluno, não tem nada melhor porque ele vai conseguir tirar a sua carteira, pagando em 18 vezes, com um juro baixíssimo", destacou.

Bertoldo Perini é proprietário de autoescola em Palmas, participou da primeira edição do programa de financiamento de CNH, gerenciado pelo Banco, e vê com bons olhos a reedição do programa. "Se a gente trabalhar direitinho, todo mundo ganha; ganhamos mais clientes e a pessoa tem essas ótimas condições para pagar a carteira", completou.

"Percebemos certa dificuldade dos usuários para pagar as taxas e, com esse programa, vai ser muito fácil porque além de ter uma maior arrecadação para o Estado, o usuário consegue se organizar sem se apertar, sem falar que ele pode até melhorar com a profissionalização do seu trabalho", destacou a gerente de Habilitação do Detran/TO, Flávia Fauro, durante a reunião.

O financiamento

Os limites mínimos e máximos dos empréstimos a serem concedidos serão de acordo com a categoria requerida, que pode ser: A, B, AB, C, D, E, AC, AD e AE. O financiamento poderá ser parcial (aulas práticas) ou total (taxas processuais, Exames Médico e Psicotécnico, Aulas Teóricas e Práticas e Exame toxicológico (C, D e E).