Segundo TJ-TO, todos os casos resultaram em acordo entre as partes.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em Araguaína, realizou audiências, nesta terça-feira (18/7), com comerciantes impactados pelo projeto de revitalização da região onde funcionava a "feirinha". Todos os casos resultaram em acordo entre as partes.

As audiências de conciliação pré-processual tiveram como foco a desocupação do espaço, realocação dos negócios e indenização dos comerciantes que tinham edificações construídas. Também ficou acordado durante as audiências a transferência dos comércios para o Galpão Verde até a conclusão da nova feirinha. Quem optou por não receber a indenização já tem espaço garantido na estrutura que está sendo construída. Já os que optaram pela indenização deverão participar de um processo de seleção que será realizado pelo Município de Araguaína para ocupação dos espaços comerciais.

o senhor Adoaldo da Silva Mota foi um dos lojistas que fecharam acordo. Com dois boxes na feirinha, ele tem 36 anos de investimentos no local e, agora, vai aproveitar o valor negociado para se aposentar. "Esse era meu pãozinho de cada dia, mas como eu já tenho 76 anos e fiquei doente, não vou voltar a trabalhar. Agora é gerenciar esse dinheiro para poder descansar um pouco", afirmou.

Além dos comerciantes, participaram das audiências o Procurador do Município, Breno Alves Paiva, e a Defensoria Pública. Os acordos foram mediados pela coordenadora do Cejusc de Araguaína, juíza Umbelina Lopes. "Estamos buscando construir o consenso entre as partes; o papel do Cejusc é de pacificador e o nosso objetivo é a resolução consensual do conflito, antes mesmo da existência de um processo na Justiça", ressaltou.

Novas audiências de conciliação deverão ser realizadas no início do próximo mês. O Prazo para desocupação e demolição dos imóveis é 10 de agosto.