Unidade Básica de Saúde do Setor Lago Azul, em Araguaína

Moradores do Lago Azul IV em Araguaína cobram abertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. O conjunto habitacional, formado por mil casas, foi entregue em janeiro deste ano. Passados seis meses, quem precisa de atendimento de saúde precisa se deslocar para outros postinhos onde antes eram atendidos.

Devido à demora, uma pessoa escreveu na porta da UBS "Aguardando as eleições p/ entrega" como forma de protesto. A dona de casa Gisele Martins Lima mora perto da unidade fechada e disse que não consegue atendimento nos postos de saúde próximo do bairro. Também disse a reportagem que nunca recebeu visita de agente de saúde.

"O serviço de saúde a gente não tem. Se a gente quiser, tem que se deslocar para onde a gente era atendido anteriormente. Nem no bairro de Fátima, nem no Nova Araguaína eles querem atender. Eles falam que é fora de área" reclamou. A moradora disse que precisa se deslocar até o setor Dom Orione para conseguir consulta.

Thais Lorrany também criticou a demora para a unidade entrar em funcionamento e reclamou da burocracia para consultar até mesmo em outras unidades.

"Quando a gente chega no postinho para consultar, eles pedem o nome da agente de saúde, número de família e tem que ser pelo setor que a gente mora. Aí vai lá para agendar, depois tem que ligar pro 0800. Eu passei uns tempos tendo que fazer consulta com meu filho, e eu tive que pagar porque não dei conta".

A moradora disse que não recebe visita de agente se saúde e se sente prejudicada por não ter transporte para se deslocar até o posto de saúde da Vila Aliança, onde é atendida.

Ela acrescentou que o "postinho é muito bonito do lado de fora. Grande. Dá para atender o pessoal aqui do [Lago Azul] 1, 3 e do 4. Mas não está compensando pra gente fechado. Não tá resolvendo nada. Tem seis meses que estamos aqui, e temos que recorrer a outro postinho ou a UPA".

 O que diz a Prefeitura

Em nota a prefeitura informou que a entrega da unidade está prevista para o dia 14 de agosto. E que a UBS ainda está passando por ajustes na parte elétrica e adaptações para que a estrutura esteja pronta.

"Até a entrega, os moradores são atendidos na UBS do setor vizinho, Nova Araguaína, com hora marcada, e fazem os agendamentos pelo celular, telefone fixo ou orelhão, no 0800 641 2200" afirma nota.

Informou ainda que pós a inauguração da UBS, os moradores contarão com atendimento das equipes de agentes de saúde.