Segundo dados do Samu, uma média de 80 por mês acidentes envolvendo motos ocorre em Araguaína.

De acordo com o superintendente, as intervenções realizadas pela Prefeitura e as orientações em Educação do Trânsito foram as responsáveis pela diminuição dos acidentes. "Estamos fazendo um trabalho nas ruas, com a implantação de sinalização nova e organização do trânsito, e também indo nas empresas e entidades educativas em que há muitos motociclistas e apresentando palestras com orientações e cuidados diretamente para eles".

Outros cuidados

O uso do calçado adequado pode evitar acidentes no trânsito. A manutenção do veículo também é muito importante. É o que afirma Sá, apontando que o proprietário da motocicleta deve ficar atento também ao desgaste dos pneus.

"O pneu deve estar em boas condições, não adianta querer economizar e comprar pneu riscado nem recapado, isso pode custar a vida do condutor. Ele também deve ficar atento ao conjunto coroa, corrente e pião da moto, que devem estar em bom estado e lubrificados", apontou.

O superintendente ainda lembrou sobre o bom estado das partilhas de freios. "Essas devem estar bem ajustadas e com a manutenção em dia", frisou.

Equipamentos não-obrigatórios

Sá também citou equipamentos cujo uso não é obrigatório para motociclistas convencionais pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), mas que é essencial para a segurança do condutor, como o protetor de perna e a antena corta-pipa. "São equipamentos importantes para a moto, visto que podem evitar acidentes, no caso da antena corta-pipa, que é colocada no guidom; e o popular mata-cachorro, colocado no quadro da motocicleta, que tem o papel de proteger em caso de acidente as pernas do motociclista, evitando fraturas".

Uso da seta

Outro ponto importante citado pelo superintendente da ASTT é o uso da seta no trânsito. Segundo ele, a seta é a forma do motociclista se comunicar com os outros condutores. "Se ela está com defeito ou não está sendo usada, isso mostra que o motociclista ou o motorista não está se comunicando, o que pode ocasionar acidentes. Por isso de acordo com o CTB, deixar de sinalizar com setas ou gestos convencionais de braço é considerada infração grave", orientou Sá.

Transporte de crianças

Em motos, o transporte de crianças é liberado a partir dos sete anos de idade. No entanto, o superintendente alerta para uma ressalva feita no próprio CTB: "Por mais que a criança de sete anos ou mais possa ser transportada, ela precisa ter condições de cuidar da própria segurança. Por exemplo, mesmo a criança tendo 10 anos, mas se ela não conseguir manter-se segura no veículo, não pode ser transportada".