O evento é gratuito e aberto para as comunidades acadêmica e externa.

Nesta quinta-feira (27), o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) promove a palestra "Araguaia - Depois da Guerrilha, outra guerra - 1975-2000". O evento ocorre às 19h30, na sala G4, do Anfiteatro da Unidade Cimba, no Câmpus de Araguaína.

A palestra será ministrada pelo professor Romualdo Pessoa, da Universidade Federal do Goiás e tem por objetivo fomentar a discussão sobre as reverberações da Guerrilha do Araguaia na história da região do Araguaia. O debate tem como base o livro de Romualdo, denominado "ARAGUAIA: DEPOIS DA GUERRILHA, OUTRA GUERRA - A luta pela terra no Sul do Pará, impregnada pela Ideologia da Segurança Nacional (1975-2000)".

Organizado pelos professores Dernival Venâncio e Kênia Gonçalves, o evento é gratuito e aberto para as comunidades acadêmica e externa. Segundo Venâncio, a palestra faz parte dos esforços do PPGCult para produzir e criar oportunidades de divulgar o conhecimento de alto nível sobre a região em que estamos inseridos.

O Livro

A obra de Romualdo Pessoa traz uma análise sobre as transformações que ocorreram na região do "Bico do Papagaio", sul do Pará e norte do Tocantins, no período posterior à Guerrilha do Araguaia. Os estudos feitos pelo autor tem por objetivo compreender as ações realizadas pelo Estado brasileiro, que por meio de interesses estratégicos e planos nacional e regional de desenvolvimentos exerceu um forte controle sobre aquela região. O livro também aponta as consequências dessa repressão que afetou duramente a população, como pessoas presas e submetidas a prisões e torturas.