IML de Araguaína

Após a publicação de matéria "Sapateiro araguaienense morre em acidente e corpo fica por meia hora na porta do IML" veiculada nesta segunda (31/07), o IML enviou nota ao AN nesta terça-feira (1º) explicando que a situação ocorreu fora dos padrões de normalidade da rotina do órgão.

O corpo do senhor Antônio Félix Gomes Oliveira, 41 anos, vítima de acidente, foi retirado do local onde ocorreu a colisão e levado ao IML por conta própria de popular.

O órgão explicou que presta atendimento sob supervisão e submissão da Secretaria de Segurança Pública e que existem normas administrativas a serem respeitadas.

"Todas as pessoas que falecem de morte violenta (homicídio/suicídio/acidente) somente são encaminhadas ao IML após uma série de procedimentos legais, como: um parecer de um profissional qualificado "médico" que ateste a morte da vítima, perícia do local, a comunicação às autoridades policiais competentes e a emissão de documentos pertinentes da delegacia" diz a nota.

Segundo o IML, "essas circunstâncias são necessárias para garantir a população a certeza de uma investigação sobre as causas da morte inidônea e transparente, o que de fato não ocorrerá caso o particular não obedeça tais trâmites".

O IML ressaltou ainda que "Remover um corpo de um local de crime ou acidente e levá-lo ao IML por conta própria é uma atitude totalmente equivocada que ultrapassa os limites da lei".

Por fim, afirmou que "O Instituto Médico Legal sempre prestou um ótimo serviço à comunidade zelando por sua reputação". "Em nenhum momento deixamos de receber corpos de qualquer lugar que seja para perícias médico-legais, desde que amparadas pelos ditames da lei. Agradecemos a compreensão" finalizou.