Senadora Kátia Abreu

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) recorreu à sua conta no Twitter para desafiar o colega Romero Jucá (PMDB-RR), presidente nacional do partido, a expulsar outros peemedebistas históricos. Referindo-se às ameaças e troca de ofensas entre Jucá e Roberto Requião (PMDB-PR) ? dissidente da base governista ?, Kátia lançou a seguinte provocação ao parlamentar roraimense, na linguagem sem muito rigor da rede social:

"Jucá reúne executiva p/ pedir minha expulsão e de Requiao do partido. E a turma da tornozeleira nao vai pedir. Vai convidar Cunha e Gedel?", questionou Kátia, referindo-se à possibilidade de expulsão por votos proferidos contra o interesse do governo Michel Temer, que deixou o comando da legenda para assumir a Presidência da República.

"Vai pedir nossa expulsão por falar a verdade? Ou porque não consegue explicar as malas de dinheiro. Esta é a política brasileira. Estão cegos", acrescentou a senadora, referindo-se aos R$ 500 mil carregados apressadamente pelo deputado suplente Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor especial de Temer e, como o chefe, acusado de receber propina do Grupo JBS. Ambos respondem por corrupção passiva ? Loures chegou a ser preso e está em liberdade domiciliar vigiada, sob uso de tornozeleira eletrônica. "E a expulsão de Renan e Eduardo Braga não tem coragem de pedir porque? Estão fazendo a mesma oposição a Temer que nós. Coragem homem!!!!", desafiou.

Ex-ministra da Agricultura na gestão Dilma Rousseff, Kátia e Requião, além de Renan Calheiros (PMDB-AL), ex-líder da bancada peemedebista, e Eduardo Braga (PMDB), compõe o grupo de senadores do PMDB que engrossam o coro contra Temer, denunciado por corrupção passiva e acusado de, nos últimos dias, comprar voto de deputados para se salvar do afastamento na Câmara. Os quatro peemedebistas são votos certos contra projetos de interesse do governo, como as reformas trabalhista, já transformada em lei, e da Previdência, emperrada naquela Casa em meio à crise.

Crise na base

A oposição a Temer dentro do PMDB no Senado tem cada vez mais despertado a irritação de Jucá e dos aliados, que neste fim de semana resolveu responder comentários em vídeo de Requião ? fugindo ao seu estilo, resumido no termo "entendimento", comparou o colega, também em uma gravação, a cães vira-latas. Recentemente, a mudança de estilo de Jucá, de buscar acordo nos bastidores, foi vista também nas recorrentes trocas de ofensa com Renan em plenário.

Kátia disse ainda que Jucá, que fez acusações sobre a campanha do filho de Requião no Paraná, atua para receber benesses e dinheiro do governo Temer. "Sen Juca sozinho já liberou quase 300 milhões pra Roraima. Este é o preço de bancar este jogo? Estão quebrando o país pra manter este Governo que já caiu na cabeça e no coração de todos os brasileiros", arrematou a senadora, em seguida mencionando o jogo praticado pelo governo para se salvar da denúncia na Câmara.

"Na verdade Jucá está nos usando p/ amedrontar os deputados do PMDB no dia da votação contra Temer no plenário da Câmara. Poderão vencer amanhã [quarta, 2 de agosto] mas não vencerão sempre", concluiu.