A proposta é facilitar o acesso dos trabalhadores ao mercado de trabalho por meio da qualificação.

O Sistema Nacional de Empregos do Tocantins (Sine/TO) iniciou nesta quarta-feira, 2, as inscrições para as capacitações gratuitas previstas para o segundo semestre deste ano. As capacitações terão início no dia 7 de agosto e têm duração média de uma semana.

Nos postos do Sine de Araguaína, Gurupi e Palmas as aulas iniciarão no dia 7 de agosto com o curso ?Postura Profissional e Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho?. Já no dia 14, todos os postos do Sine oferecem a capacitação ?Marketing Pessoal?.

O gerente de Qualificação e Capacitação Profissional do Sine, Kleber Wessel, disse que a proposta da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) é facilitar o acesso dos trabalhadores ao mercado de trabalho por meio da qualificação e que, para isso, leva-se em conta a atenção com o ambiente comportamental das empresas.

Para isto, a previsão é que sejam ofertados cursos até a terceira semana de dezembro. Além de Marketing Pessoal e Postura Profissional e Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho, o cronograma contempla capacitações em Autogestão em Atendimento ao Cliente, Arte de Falar em Público e Empreendedorismo.

Cursos

Os cursos são direcionados aos trabalhadores que almejam manter ou conquistar uma vaga no mercado de trabalho e são ofertados nas unidades do Sine. Podem participar pessoas a partir de 16 anos. Para inscrição é necessário comparecer ao posto do Sine com os documentos pessoais.

Do início do ano até agora, 900 pessoas assistiram as palestras e 1300 pessoas já foram capacitadas em cursos profissionalizantes promovidos pelo Sine. Destas pessoas capacitadas, 45% conseguiram uma colocação no mercado de trabalho.